Arquivado inquérito a viagens de autarcas que envolvia Ricardo Rio

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito a viagens de autarcas, entre os quais o ex-presidente da Câmara de Braga Ricardo Rio, à sede da Microsoft, nos Estados Unidos, a convite da empresa.

De acordo com a CNN Portugal, que avança a notícia, a decisão foi tomada após os procuradores verificarem que as viagens à sede da gigante tecnológica em Seattle tiveram um cariz “profissional”.

“O foco […] era a divulgação do produto e não criar uma relação de favor com responsáveis políticos com poder decisório”, considera o MP.

O inquérito desde 2017 investigava a Microsoft e vários autarcas por suspeitas de corrupção e recebimento indevido de vantagem.

Em causa estavam convites feitos pela tecnológica para que vários presidentes de Câmara visitassem a sede da empresa, nos EUA, com parte das despesas suportadas pela Microsoft.

Segundo o despacho, a que a CNN Portugal teve acesso, o MP concluiu que “não se mostram preenchidos nenhuns dos ilícitos indiciados nem quaisquer outros”.

Na sequência desta investigação foram constituídos arguidos, além da subsidiária portuguesa da Microsoft, vários atuais e ex-autarcas como Maria das Dores Meira, Ricardo Rio, Filipe Nascimento ou Rogério Silva.

De acordo com a decisão, as viagens ao Executive Briefing Center (EBC), em Redmond, não configuraram ofertas pessoais mas sim “uma concreta operação de marketing e vendas levada a cabo pela Microsoft, que tem por objeto a divulgação de produtos muito específicos a clientes também eles muito específicos”.

Na sequência desta investigação foram constituídos arguidos, além da subsidiária portuguesa da Microsoft, vários atuais e ex-autarcas como Maria das Dores Meira, Ricardo Rio, Filipe Nascimento ou Rogério Silva.

“(ÀS VEZES) A JUSTIÇA FAZ JUSTIÇA”, DIZ RIO

Entretanto, numa publicação nas redes sociais, o ex-autarca de Braga escreveu que “(às vezes) a justiça faz justiça”.

“Em janeiro de 2014 fui a convite da Microsoft à sua sede a Seattle, junto com outros autarcas e gestores públicos, para conhecer as soluções inovadoras da empresa para a esfera da administração. Para Braga, esta viagem foi a semente para a criação da Startup Braga, com o impacto económico que se conhece”, refere Ricardo Rio.

Segundo o ex-presidente da autarquia, “a Câmara suportou as viagens (como em qualquer outra deslocação profissional) e a Microsoft o custo de alojamento e refeições (que rondou os 800 euros) e que foram uma poupança para… a Câmara”.

“Em 2018, sai uma notícia num jornal que desencadeia uma investigação. Há cerca de um ano fui constituído arguido por eventual recebimento indevido de vantagem. O Ministério Público acaba de arquivar o processo. (Às vezes,) a justiça faz justiça”, refere a publicação de Ricardo Rio.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais