“Chinatown” em Vila do Conde. Sete detidos e 45 arguidos na megaoperação da PJ para desmantelar rede criminosa

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, desmantelou esta quarta-feira uma sofisticada rede especializada em ocultar lucros milionários provenientes de evasão fiscal com epicentro a zona de armazéns da Varziela, em Vila do Conde, mais conhecida como “Chinatown”. A operação resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de arguidos de 45 pessoas, entre singulares e coletivas.

Em comunicado, a PJ adiantou que as diligências visaram recolher prova da atividade da rede, que operava em diversos municípios dos distritos do Porto e Lisboa, nomeadamente em Espinho, Paredes, Póvoa de Varzim, Porto, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.

No topo da organização criminosa estava um empresário de origem chinesa, suspeito de ser o “arquiteto” do esquema de lavagem de dinheiro.

ESQUEMA MILIONÁRIO

De acordo com comunicado da Judiciária, a rede utilizava um método complexo para branquear avultadas quantias em numerário. O dinheiro, recolhido quase diariamente junto de outros empresários, era depositado em contas bancárias em nome de “testas de ferro”. Posteriormente, o dinheiro era rapidamente transferido para o estrangeiro através destas “contas veículo”.

A investigação apurou a dimensão colossal do esquema: no espaço de apenas 24 meses, foram identificados depósitos em numerário superiores a 141 milhões de euros, num total movimentado através das contas envolvidas que ascendeu aos 209 milhões de euros.

APREENSÕES E PROVAS

Durante as buscas, a PJ apreendeu cerca de 300 mil euros em numerário. Além do dinheiro, foram confiscados diversos materiais cruciais para a investigação, incluindo: Documentação vária; Material informático; Cartões bancários e de telecomunicações; Documentação falsa; Armas de fogo.

O inquérito é tutelado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto.

Os detidos vão ser hoje presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

 

 

 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais