Luís Montenegro manda reduzir de oito para duas as ligações à Sport TV após polémica com gastos públicos

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, ordenou a redução do número de ligações ao serviço da Sport TV contratadas pelo Governo, passando de oito para duas. A decisão foi tomada na sequência da divulgação pública de um contrato que previa um encargo global de cerca de 20 mil euros até agosto de 2028.

Em comunicado, a Secretaria-Geral do Governo esclarece que, “tendo hoje tido conhecimento desta prestação de serviço da Sport TV com oito ligações, o Gabinete do primeiro-ministro instruiu a Secretaria-Geral do Governo a reduzir as ligações de oito para duas, passando de um custo mensal de 585 euros para 146 euros”.

A informação foi avançada pelo Correio da Manhã, que noticiou que o contrato em causa tinha sido celebrado por ajuste direto e estava disponível no portal da contratação pública. O serviço correspondia a uma subscrição ‘premium’ do canal desportivo, com acesso em sete pontos do Palacete de São Bento e num gabinete da Assembleia da República destinado ao Governo.

O contrato previa o pagamento de 19.899,52 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor. Em termos faseados, depois de já terem sido pagos cerca de 1.170 euros em 2025, estavam previstos encargos de 7.023 euros em 2026 e 2027, e um pagamento final de 4.682 euros em 2028.

No mesmo comunicado, a Secretaria-Geral do Governo sublinha que os gabinetes do primeiro-ministro e do ministro dos Assuntos Parlamentares, atualmente ocupado por Carlos Abreu Amorim, “têm acesso ao serviço da Sport TV, pelo menos, desde 2017”, indicando que a decisão inicial de contratação remonta a executivos anteriores.

A nota acrescenta que o serviço foi renovado através de um contrato celebrado em 23 de dezembro de 2025 entre a Secretaria-Geral do Governo e a NOS, mantendo as oito ligações então existentes, com uma duração de 33 meses e meio, entre 1 de novembro de 2025 e 18 de agosto de 2028.

Segundo o Governo, a renegociação do contrato permitiu ainda “uma poupança superior a 30 mil euros em 36 meses”, quando comparada com as condições anteriores.

A redução agora determinada traduz-se, de acordo com o executivo, numa diminuição substancial da despesa mensal associada a este serviço.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais