A CDU de Vila Verde pediu esta quarta-feira que a Câmara Municipal “adote medidas concretas e urgentes de apoio aos feirantes” afetados pelas intempéries que nas últimas semanas afetaram o país.
Em comunicado, os comunistas referem que “as feiras são uma expressão viva da economia local e da identidade popular” do concelho e que, “muito mais do que espaços de comércio, representam um pilar essencial para o escoamento da produção dos pequenos agricultores, dos produtores locais e da agricultura familiar, contribuindo decisivamente para a dinamização do comércio tradicional”.
“Num contexto em que o país tem sido atingido por condições meteorológicas particularmente adversas, também o nosso concelho sofreu os efeitos da chuva persistente e dos ventos fortes. Os feirantes estão entre os trabalhadores mais penalizados por esta situação, enfrentando sucessivas semanas de quebras acentuadas de rendimento, vendo a sua atividade seriamente condicionada ou mesmo inviabilizada”, aponta a CDU.
Em função desta realidade, a coligação que junta o PCP e o Partido Ecologista Os Verdes refere que “não basta reconhecer dificuldades, é necessário agir”, recomendando ao município que “assuma as suas responsabilidades e adote medidas concretas e urgentes de apoio aos feirantes”.
“Trata-se da mais elementar justiça e bom senso, visando atenuar os prejuízos acumulados, defender os rendimentos de quem trabalha e salvaguardar uma atividade econômica essencial para o concelho”, enaltece a CDU, que garante que “continuará a acompanhar os feirantes e os pequenos produtores na defesa dos seus direitos e na valorização do comércio local”.



