EUA e Israel atacam Irão. Trump diz que “grandes operações de combate’ estão em curso

Os Estados Unidos e Israel lançaram na madrugada deste sábado um ataque militar contra o Irão, descrito como uma ação “preventiva” para neutralizar alegadas ameaças à segurança regional e norte-americana.

Meios de comunicação iranianos relataram pelo menos três explosões no centro e no norte de Teerão, pouco depois de Israel ter confirmado o início das operações. As autoridades iranianas não divulgaram, até ao momento, informações oficiais sobre vítimas ou danos materiais.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que o seu país iniciou “grandes operações de combate no Irão”, afirmando que o objetivo é “eliminar ameaças iminentes”. Num vídeo divulgado na rede social Truth Social, Trump dirigiu-se diretamente à população iraniana: “A hora da vossa liberdade está ao alcance das mãos”.

Fontes norte-americanas citadas pela agência Associated Press confirmaram a participação dos Estados Unidos nos ataques, sob condição de anonimato, por se tratar de informações sensíveis. A Casa Branca escusou-se, para já, a comentar o alcance total do envolvimento militar.

Segundo a AP, estradas de acesso ao complexo onde se encontra o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, no centro de Teerão, foram encerradas pelas autoridades. Não é conhecido o paradeiro do dirigente, que não aparece em público há vários dias, num contexto de crescente tensão com Washington.

A ofensiva ocorre numa altura em que os Estados Unidos reforçaram a sua presença militar na região, com destacamento de caças e navios de guerra, numa tentativa de pressionar Teerão a aceitar um novo acordo sobre o seu programa nuclear. Washington defende a limitação do enriquecimento de urânio, enquanto o Irão sustenta o direito a desenvolver energia nuclear para fins civis e rejeita discutir o seu programa de mísseis ou o apoio a grupos armados como o Hamas e o Hezbollah.

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, justificou a operação como necessária “para eliminar ameaças”, sem fornecer pormenores sobre os alvos atingidos. Em Israel, sirenes de alerta soaram em várias cidades e o espaço aéreo foi temporariamente encerrado. As Forças de Defesa de Israel indicaram ter emitido um “alerta proativo” face à possibilidade de retaliação iraniana.

Vários hospitais israelitas ativaram protocolos de emergência, transferindo doentes e cirurgias para áreas subterrâneas. Paralelamente, o Irão determinou o fecho imediato do seu espaço aéreo após as primeiras explosões em Teerão.

Em nova declaração, Trump afirmou que os Estados Unidos pretendem “destruir os mísseis e arrasar por completo a indústria de mísseis” iraniana, acrescentando que essa capacidade será “totalmente obliterada”.

Teerão já tinha advertido que qualquer ataque resultaria em retaliação contra interesses e bases militares norte-americanas na região. Até ao momento, não é claro se o Irão responderá de forma imediata, mantendo-se elevado o risco de uma escalada militar no Médio Oriente.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais