Chega questiona autonomia das freguesias em Vila Verde; Júlia Fernandes rejeita críticas e fala em “insulto” aos presidentes de junta

A sessão ordinária da Assembleia Municipal de Vila Verde, realizada a 27 de fevereiro, ficou marcada por um intenso debate em torno do papel e da autonomia das juntas de freguesia. A bancada do Chega defendeu que o atual modelo de financiamento mantém os presidentes de junta numa situação de dependência face à Câmara Municipal, enquanto a presidente do município, Júlia Fernandes, considerou a intervenção “insultuosa” para os autarcas de freguesia.

Na sua intervenção, o Chega sustentou que as freguesias são o nível administrativo mais próximo da população, mas que continuam sem verdadeira autonomia financeira. O partido apontou exemplos de carências em várias localidades do concelho, como estradas degradadas, falta de investimento em parques infantis e indefinições urbanísticas, defendendo a criação de um modelo de financiamento baseado em regras claras, automáticas e previsíveis.

Segundo a estrutura, “criam-se círculos fechados, decisões à porta fechada, enquanto quem está no terreno fica de fora. Este modelo não serve ninguém”.

A líder da bancada, Elisabete Rodrigues, apresentou “exemplos: Oleiros – Estradas degradadas, buracos, falta de manutenção. A segurança e a qualidade de vida estão comprometidas. Vila Verde – zona da Feira dos Porcos, os vilaverdenses não sabe o que ali se vai construir. Fala-se em investimentos elevados, mas continuam por resolver necessidades básicas, ( água, saneamento e alargamento de ruas) Sabariz, Ribeira de Neiva, Soutelo – Parques infantis degradados, quando deveriam ser espaços seguros para crianças e famílias. Uf do Vade – Mais parece um território que se resume à Freguesia de Valões, mas não, estamos a falar de 5 Freguesia que precisam de manutenção contínua e investimento estruturado”.

Para o Chega, a atual lógica de apoios pontuais e programas municipais cria “dependência continuada” e fragiliza a responsabilidade política das juntas.

JÚLIA FERNANDES E O INSULTO AOS PRESIDENTES DE JUNTA

Em resposta, a presidente da Câmara afirmou nunca ter assistido a uma caracterização tão negativa do papel dos presidentes de junta. “Eu nunca vi, nunca ouvi, os Presidentes de Junta a ser tão insultados como foram hoje”, declarou, sublinhando que as freguesias dispõem de orçamento próprio e que existe uma relação de parceria com o município através de protocolos institucionais.

Júlia Fernandes rejeitou ainda a ideia de que decisões estruturantes, como o Plano Diretor Municipal (PDM), sejam tomadas sem envolvimento local, assegurando que o processo é público e acessível. Destacou igualmente o papel das juntas durante a pandemia de covid-19, considerando-as “parceiros privilegiados do desenvolvimento”.

O debate evidenciou duas visões opostas: de um lado, a necessidade de maior autonomia financeira e critérios objetivos para as freguesias; do outro, a defesa do modelo atual assente na cooperação entre Câmara e juntas.

[email protected]

MAIS DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DE MARÇO DE 2026 

DIA 05 NAS BANCAS!

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais