Ponte da Barca inaugurou esta tarde a Sala de Conferências “João Peres de Aboim”, no Centro de Negócios e Empreendedorismo de Ponte da Barca, numa cerimónia evocativa dedicada à memória desta figura histórica ligada à região.
A iniciativa prestou homenagem a João Peres de Aboim, poeta e personalidade de relevo do século XIII, frequentemente associado à chamada Terra da Nóbrega e à tradição trovadoresca medieval.
A sessão reuniu intervenções de especialistas que abordaram o contexto histórico e literário da época, destacando o contributo cultural de João Peres de Aboim para a poesia galaico-portuguesa.
Música e cantigas trovadorescas marcaram homenagem
O programa incluiu ainda momentos culturais, com apontamentos musicais interpretados pela Academia de Música de Ponte da Barca, bem como a leitura de cantigas trovadorescas, recriando o ambiente literário característico da Idade Média.
A cerimónia pretendeu, assim, valorizar o património histórico e cultural do concelho, ao mesmo tempo que perpetua a memória de uma das figuras mais marcantes da tradição literária medieval associada à região.
A nova sala de conferências passa agora a integrar o conjunto de espaços do Centro de Negócios e Empreendedorismo de Ponte da Barca, reforçando a sua função como local de encontro, debate e promoção cultural.















