O Município de Vila Verde está a participar na XXI Festa, Feira e Romaria de Nanterre, em França, levando até à região da Île-de-France alguns dos elementos mais identitários do concelho, com destaque para os tradicionais Lenços de Namorados e o artesanato local.
O evento, que decorre em Nanterre e encerra hoje, é considerado um dos maiores encontros da comunidade portuguesa emigrante, reunindo dezenas de milhares de visitantes, entre portugueses e franceses.
A participação de Vila Verde integra a promoção da marca “Namorar Portugal – Fevereiro, Mês do Romance”, apresentando produtos que aliam tradição, autenticidade e inovação, com o objetivo de valorizar o património cultural do território e reforçar a sua projeção internacional.
Os Lenços de Namorados, símbolo emblemático do concelho, assumem particular destaque na representação vilaverdense, juntamente com peças de artesanato produzidas por artesãs locais, evidenciando a continuidade de saberes tradicionais e a sua adaptação a novas dinâmicas de mercado.
A presença institucional resulta também da colaboração com a Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal (ARCOP) de Nanterre, entidade organizadora do evento, que anualmente promove esta feira e romaria dedicada à comunidade portuguesa.
Segundo a autarquia, a participação neste tipo de iniciativas contribui para a promoção do concelho além-fronteiras, reforçando a ligação às comunidades emigrantes e valorizando a identidade cultural de Vila Verde num contexto internacional.























