A tensão entre os Estados Unidos e o Irão voltou a agravar-se esta quinta-feira, na sequência de alegados ataques norte-americanos contra infraestruturas portuárias iranianas e de uma resposta militar anunciada por Teerão na região do Estreito de Ormuz.
Segundo a Fox News, forças dos Estados Unidos terão conduzido operações contra o porto de Qeshm, na ilha com o mesmo nome, e contra a cidade portuária de Bandar Abbas, um dos principais centros logísticos e energéticos do Irão.
No entanto, uma fonte de alto nível da administração norte-americana, citada pela jornalista Jennifer Griffin, esclareceu que os acontecimentos não deverão ser interpretados como o fim do cessar-fogo em vigor, mantendo-se em aberto o enquadramento diplomático da situação.
Em paralelo, o Alto Comando Militar iraniano acusou os Estados Unidos de terem violado o cessar-fogo ao atacarem um petroleiro iraniano e outra embarcação que se encontrava a entrar no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais estratégicas para o comércio global de petróleo.
Citado pela agência Reuters, o comando militar iraniano afirmou que o país responderá “com grande força” e “sem qualquer hesitação”, elevando o nível de alerta na região.
A escalada surge num momento de elevada sensibilidade geopolítica no Golfo Pérsico, com o Estreito de Ormuz novamente no centro das atenções devido ao seu papel estratégico no transporte global de energia.



