Duas crianças, de três e cinco anos, foram encontradas sozinhas junto à Estrada Nacional 253, perto de Alcácer do Sal, numa situação que está a ser investigada pelas autoridades e que levanta suspeitas de abandono.
Os menores, dois irmãos de nacionalidade francesa, foram localizados ao final da tarde nas imediações de Monte Novo do Sul, numa zona florestal próxima da ligação entre a Comporta e Alcácer do Sal.
A descoberta foi feita por Alexandre Quintas, automobilista que circulava na estrada e que se apercebeu da presença das crianças junto à via.
“Pelo espelho do carro vi que vinham na minha direção a gritar e a chorar”, relatou a testemunha, explicando que decidiu inverter a marcha para prestar auxílio aos menores.
Segundo o relato de Alexandre Quintas, o menino mais velho contou-lhe que ele e a irmã se tinham perdido na floresta depois de os pais terem saído sem os levar.
A testemunha afirmou ter suspeitado imediatamente de abandono, sobretudo devido aos objetos transportados pelas crianças. “Eu percebi logo que eles tinham sido abandonados pelas mochilas”, afirmou.
De acordo com o testemunho, as mochilas continham roupa suplente, bolachas, fruta e água.
As autoridades foram alertadas para a situação e encaminharam as crianças para um posto da Guarda Nacional Republicana (GNR). Apesar de os menores terem conseguido identificar os pais, não possuíam qualquer documento consigo.
Os progenitores já terão sido identificados pelas autoridades, que investigam agora as circunstâncias em que as crianças foram encontradas e os relatos prestados pelos menores.
O caso está a gerar forte preocupação devido à idade das crianças e às circunstâncias em que foram localizadas, sozinhas e em estado de grande aflição junto à estrada.



