CCDR-Norte reúne Conselho Regional de Inovação em Braga para debater estratégia de especialização inteligente

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) vai promover, esta sexta-feira, 22 de maio, pelas 10h00, a reunião do Conselho Regional de Inovação do Norte (CRIN), no Pequeno Auditório do Fórum Braga, no âmbito das Semanas da Economia de Braga.

A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, e reunirá representantes de parceiros económicos e sociais, instituições científicas e de ensino superior, entidades públicas e plataformas regionais ligadas à especialização inteligente.

O CRIN é o principal órgão consultivo da região no âmbito da política de inovação e desempenha um papel central na implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2021-2027 (S3 NORTE 2027), assegurando a participação dos diversos atores regionais na sua monitorização e avaliação.

Entre as suas funções estão a emissão de recomendações e contributos estratégicos para os domínios prioritários de inovação, bem como o acompanhamento da execução das políticas regionais nesta área.

A reunião permitirá apresentar o trabalho desenvolvido na implementação da estratégia de especialização inteligente, considerada um instrumento fundamental para orientar políticas e investimentos em investigação, desenvolvimento e inovação na região Norte.

O encontro servirá ainda para evidenciar o cumprimento da condição habilitadora do Programa Regional NORTE 2030, associada à boa governação da estratégia perante a Comissão Europeia.

Um dos momentos em destaque será a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso de teses de mestrado e doutoramento dedicadas à política de inovação regional e às estratégias de especialização inteligente, valorizando a investigação académica orientada para os desafios do desenvolvimento regional.

Da ordem de trabalhos constam ainda o primeiro relatório-síntese das plataformas regionais de especialização inteligente, o estudo de atualização do desempenho inovador do Norte e a análise das prioridades de apoio à inovação no contexto da reprogramação do Programa Regional NORTE 2030.

A sessão assume também um caráter institucional relevante por ser a primeira reunião do CRIN no âmbito da nova orgânica da CCDR-Norte, num momento em que a região prepara a reflexão estratégica para o período pós-2030, com vista à elaboração da futura Estratégia de Desenvolvimento Regional do Norte 2028-2034 (NORTE 2040).

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais