Ministra reconhece falta de recursos humanos no INEM após morte em Palmela

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reconheceu este sábado a existência de “falta de recursos humanos” no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na sequência da morte de um homem de 63 anos que aguardou mais de uma hora por assistência médica em Palmela.

Em declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP, a governante admitiu que a escassez de profissionais tem impacto direto na operacionalidade dos meios de emergência. “As viaturas que estão inoperacionais são viaturas que estão inoperacionais — muitas vezes ou maioritariamente — por falta de recursos humanos”, afirmou.

A ministra sublinhou, contudo, que o Governo tem vindo a atuar nesta área. “Aquilo que nós temos vindo a fazer é recrutar recursos humanos”, disse, acrescentando que esse processo está em curso há cerca de dois anos e meio.

Caso em Palmela em investigação

A posição do Ministério da Saúde surge após a morte de um homem de 63 anos, na sexta-feira, que terá permanecido mais de uma hora à espera de socorro médico em Palmela.

Segundo dados avançados pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), a chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi registada pelas 14h45, tendo a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) chegado ao local apenas às 15h52.

O INEM explicou, em declarações ao Jornal de Notícias, que foram tentadas ativações de meios dos hospitais de Setúbal, Barreiro e Almada, bem como da SIV do Montijo, mas que todos se encontravam já empenhados noutras ocorrências.

Sindicato alerta para viaturas inoperacionais

O STEPH tem denunciado nos últimos dias vários constrangimentos operacionais, incluindo ambulâncias e viaturas médicas imobilizadas por avarias e falta de meios de substituição.

De acordo com o sindicato, existem dezenas de viaturas em oficina, situação que estaria a afetar a capacidade de resposta do sistema. Em alguns casos recentes, meios de emergência terão permanecido indisponíveis durante várias horas, sem alternativa imediata de substituição.

O presidente do sindicato, Rui Lázaro, alertou ainda para atrasos em situações classificadas como prioritárias, apontando falhas na disponibilidade de meios no terreno.

Governo sob pressão para reforço do sistema

As declarações da ministra da Saúde surgem num contexto de crescente pressão sobre o INEM, com denúncias de constrangimentos operacionais e dificuldades na resposta a emergências.

Ana Paula Martins reiterou, no entanto, que o Executivo tem em curso medidas de reforço do recrutamento e que o objetivo passa por melhorar a capacidade de resposta do sistema de emergência médica.

[email protected] 

 

 

 

 

 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais