EUA lançam ataques contra o Irão após incidente no estreito de Ormuz e aumentam tensão no Médio Oriente

Os Estados Unidos realizaram esta sexta-feira ataques contra território iraniano, alegadamente em resposta a uma violação de um acordo de cessar-fogo associado a um incidente no Estreito de Ormuz, onde um cargueiro terá sido danificado após um ataque atribuído a drones.

Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), a operação norte-americana visou duas localizações de armazenamento de mísseis e drones no sul do Irão, tendo sido confirmadas explosões na zona de Sirik, próximo do estreito estratégico.

De acordo com a agência Reuters, várias explosões foram ouvidas no sul do país, num contexto de forte tensão militar na região.

As autoridades norte-americanas justificam a ação como uma resposta direta a uma alegada violação do cessar-fogo recentemente acordado, após um ataque a um navio cargueiro que Washington atribui a drones iranianos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou na plataforma Truth Social que o Irão terá lançado “pelo menos quatro drones de ataque contra navios que transitavam pelo estreito de Ormuz”, acrescentando que um dos projéteis terá atingido “substancialmente o convés superior de um cargueiro muito grande e caro”, classificando o episódio como uma “violação estúpida” do entendimento de cessar-fogo.

Do lado iraniano, a reação foi imediata. A Guarda Revolucionária advertiu que o ataque norte-americano “não ficará sem resposta”, prometendo uma retaliação “rápida e decisiva”, aumentando o receio de uma escalada militar na região.

Segundo o The Wall Street Journal, forças iranianas terão disparado contra a ponte de comando do cargueiro horas após terem alertado embarcações para evitar determinadas rotas no estreito de Ormuz, agravando ainda mais o clima de tensão numa das rotas marítimas mais sensíveis do comércio global.

Os acontecimentos ocorrem num contexto de fragilidade diplomática, poucos dias após a assinatura de um memorando de entendimento entre as partes, agora colocado em causa pelo novo ciclo de ataques e ameaças cruzadas.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais