BRAGA -

BRAGA - -

Concurso de Bandas Filarmónicas é “imagem de marca” de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Dinamizar a actividade das bandas filarmónicas, projectar o trabalho realizado enquanto instituições de formação musical e dar-lhes visibilidade junto das comissões de festas de todo o país são os objectivos do Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga que, nos dias 23 e 24 de Novembro, volta ao Altice Forum Braga.

Um evento já consolidado no panorama cultural da Cidade e que vai na sua sexta edição, assumindo-se como “imagem de marca do Concelho de Braga”. Na apresentação do concurso, realizada esta quarta-feira, Lídia Dias, salientou que este evento “tem vindo a registar um crescimento sustentado, constituindo-se já como uma marca distintiva da dinâmica cultural de Braga”.

Segundo a vereadora da Cultura, esta iniciativa, além de dar visibilidade à música filarmónica, “visa divulgar o trabalho que as bandas realizam nas comunidades enquanto centros de ensino da música e contribui para o reforço da visibilidade e da importância destas instituições”.

MIL MÚSICOS

Organizado pelo município, com a colaboração da Associação de Festas de São João e do Conservatório Calouste Gulbenkian, e apoio da ‘Afinaudio’ e ‘Sons do Clássico’, o concurso tem a participação de 15 bandas filarmónicas nacionais e internacionais, que trazem a Braga cerca de mil músicos durante os dois dias do evento. As inscrições decorrem de 1 de Agosto a 10 de Setembro. Pela primeira vez, o regulamento será publicado em espanhol e inglês.

Este ano os prémios são melhorados, aumentando o valor dos três primeiros classificados e os valores para as seis bandas vencedoras do Prémio de São João passam a ser todos iguais, confirmando-se assim a aposta da Associação de Festas de São João de Braga em escolher as melhores bandas para abrilhantar as festividades sanjoaninas.

Nesta edição mantém-se a atribuição de quatro instrumentos musicais e a banda do distrito de Braga melhor classificada garantirá o direito de gravar um CD. Será ainda premiado com a “Batuta de Prata” o maestro melhor classificado.

O júri do concurso é composto por cinco personalidades de méritos reconhecidos, a comunicar até ao dia 31 de Julho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.