A seleção de Cabo Verde foi recebida este domingo em ambiente de grande celebração na Cidade da Praia, após protagonizar a melhor campanha de sempre do futebol cabo-verdiano num Campeonato do Mundo. Apesar da eliminação nos oitavos de final frente à Argentina, os “Tubarões Azuis” foram homenageados por milhares de adeptos numa iniciativa organizada pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol.
A receção coincidiu com as comemorações do Dia da Independência de Cabo Verde, assinalado a 5 de julho, conferindo um significado ainda mais simbólico ao regresso da equipa nacional. Antes da chegada da delegação, a federação apelou à população para vestir a camisola azul da seleção e empunhar bandeiras nacionais, transformando a capital num palco de festa.
A homenagem incluiu uma carreata pelas principais artérias da Cidade da Praia, com passagem pelo Aeroporto Internacional Nelson Mandela e por bairros como Lem Ferreira, Fazenda, Vila Nova, Achada de Santo António, Prainha e Quebra Canela, onde centenas de pessoas saudaram os jogadores.
Embora tenha sido derrotada por 3-2 pela Argentina nos oitavos de final, Cabo Verde encerrou a competição com uma prestação inédita. Na sua estreia num Campeonato do Mundo, a seleção conseguiu ultrapassar a fase de grupos e alcançar a fase a eliminar, conquistando reconhecimento internacional pelo desempenho frente a algumas das principais seleções mundiais.
Nas redes sociais, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol resumiu o sentimento vivido no país ao anunciar o regresso da equipa com a mensagem: “Vamos receber os nossos heróis.”
A campanha dos “Tubarões Azuis” fica assim marcada como um dos momentos mais relevantes da história do futebol cabo-verdiano, reforçando o crescimento da modalidade no país e alimentando a ambição de novos sucessos internacionais.
Com ‘O Povo’ / Foto: José Correia – AFP (Reprodução)



