Feira do Livro de Ponte de Lima celebra 30.ª edição com quatro dias dedicados à literatura e à cultura

A 30.ª Feira do Livro de Ponte de Lima arranca esta quinta-feira, na Expolima, onde permanece até domingo com um programa diversificado que alia literatura, música, artes performativas e atividades de animação para públicos de todas as idades.

Promovida pelo Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, em parceria com a Livraria A União, a iniciativa assinala três décadas de promoção do livro e da leitura, reunindo editoras, livreiros, alfarrabistas e projetos editoriais independentes, com uma vasta oferta literária disponível aos visitantes.

A sessão de abertura está marcada para esta quinta-feira, às 18h00, e contará com a atuação de Diogo Penha, o momento “Verde Literário”, a inauguração da exposição e performance artística “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem chegou primeiro, o texto ou o título?”, bem como a apresentação dos livros de atas do Congresso das Comemorações dos 900 Anos do Foral, intitulados “Ponte de Lima: do Neolítico à Época Contemporânea”.

Ao longo dos quatro dias do certame, a programação inclui várias conversas com autores, apresentações literárias e momentos culturais. Entre os destaques está a participação de Mário Augusto, numa sessão dedicada à obra “Mandem Saudades: uma história de emigração portuguesa”, seguida da exibição do respetivo documentário.

A Feira do Livro contará ainda com a apresentação de diversas obras, entre as quais “O Pintor Apavorado”, de Fernando Hilário; “Toy – Coração Não Tem Idade”, de Toy; “A sua normalidade não é normal, é ÚNICA: Descubra o seu talento e realize o seu destino”, de Rita Salgueiro; “Entre o Medo de te Amar e a Dor de te Perder”, de Fátima Lopes; “Benjamim e os Dias Cheios de Nada”, de Pedro Chagas Freitas; e “O Pintainho Valentão”, de Vanda Pinto. O programa inclui também a apresentação da revista Estudos Regionais.

A vertente artística será reforçada com o recital “Palavras de Amor”, protagonizado por Paula Lobo Antunes e Jorge Baptista da Silva, o concerto “Sports Sounds”, pela Academia de Música Fernandes Fão, e uma Noite de Fados e Baladas de Coimbra.

Pensada também para os mais jovens, a Feira do Livro apresenta um conjunto de atividades familiares e pedagógicas, incluindo sessões de histórias, oficinas criativas, yoga com histórias, pinturas faciais, modelagem de balões, insufláveis e outras propostas de animação.

Com uma programação transversal e dirigida a diferentes públicos, a 30.ª Feira do Livro de Ponte de Lima pretende afirmar-se como um espaço de encontro entre autores, leitores e comunidade, celebrando o livro enquanto elemento central da cultura e do conhecimento.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais