SAÚDE -

SAÚDE - -

Departamento de Defesa dos EUA dá bolsa à UMinho para investigação da doença de Machado-Joseph

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Uma investigação da Universidade do Minho recebeu uma bolsa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para testar um novo medicamento que pretende “melhorar a condição” dos doentes com Machado-Joseph, “apontando” como alvo a serotonima, um neurotransmissor do cérebro.

Em declarações à Lusa, a investigadora da Escola de Medicina da Universidade do Minho e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) responsável pelo projecto, financiado com 800 mil euros a dividir por três anos, Patrícia Maciel, explicou que o trabalho desenvolvido mostra que “apontando a serotonina, um neurotransmissor do cérebro, como alvo, se pode melhorar a condição de um ratinho transgénico que expresse a mutação da doença de Machado-Joseph”.

O NLX-112, nome técnico do medicamento em estudo e que será testado na Universidade do Minho, através do uso de modelos animais, “está já numa fase adiantada do processo”.

A Machado-Joseph é uma doença rara e neurodegenerativa que provoca descoordenação motora, não havendo cura, nem qualquer tratamento aprovado, sendo também caracterizada por alguma atrofia nos membros ou dificuldades na fala e a engolir.

Os sintomas podem começar na adolescência, piorando ao longo do tempo e conduzindo a uma eventual paralisia total: “Os primeiros sintomas, em regra, ou na maior parte dos casos, começam por volta dos 37 anos. A esperança de vida depois do início dos sintomas é de pouco mais de 20 anos”, referiu a investigadora.

“O NLX-112 é potencialmente activo no sistema da serotonina e antecipamos que mostrará actividade promissora no modelo de ratinho”, explica Patrícia Maciel, investigadora da Escola de Medicina da Universidade do Minho e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS).

“O objectivo do uso daquela nova molécula é melhorar os sintomas e atrasar o desenvolvimento da doença, não é a cura. Esta é uma doença hereditária e filhos de pais com Machado-Joseph têm 50% de desenvolverem também a doença. Já é possível fazer testes para verificar se existe ou não a mutação genética. O nosso modelo parte de que quanto mais cedo se começar a evitar os sintomas, melhor”, disse.

Esta fase do projecto envolve também uma empresa de biotecnologia norte-americana, Neurolix, que desenvolve terapias para doenças do sistema nervoso central.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.