PAÍS –

PAÍS – -

Portugal é o país com maior área ardida da UE pela segunda vez consecutiva

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Portugal é o país que registou maior área ardida em 2018, de acordo com um relatório anual elaborado pelo Centro Comum de Investigação, o serviço interno para a ciência e o conhecimento da Comissão Europeia – que engloba os incêndios florestais na Europa, Médio Oriente e Norte de África relativos ao ano passado.

Apesar de, comparativamente ao ano de 2017, “a área total foi apenas uma pequena fracção da superfície ardida” e “um dos totais mais baixos dos últimos dez anos”, o país volta a ficar em primeiro lugar entre os países europeus.

O relatório concluiu também que nunca tantos países foram atingidos por incêndios como no ano de 2018.

Os incêndios florestais destruíram cerca de 178.000 hectares (ha) de florestas e terrenos na União Europeia (UE) no ano passado, um número inferior a um sexto da área ardida no ano de 2017 e menor do que a média de longo prazo, no entanto, mais países foram expostos às chamas.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, o maior número de incêndios florestais em áreas de mais de 30 ha, em Portugal (86 incêndios, 37.357 ha ardidos), Suécia (74 incêndios, 21.605 ha ardidos), Reino-Unido (79 incêndios, 18.032 ha ardidos), Itália (147 incêndios, 14.649 ha ardidos) e Espanha (104 incêndios, 12.793 ha ardidos).

Apesar de a área ardida total ter sido inferior à dos anos anteriores, as temperaturas acima da média mantiveram-se no centro e no norte da Europa durante a maior parte do Verão, o que “criou condições que contribuíram para a ignição e a propagação de incêndios florestais, causando elevadas perdas económicas e ambientais”.

PERITOS AJUDARAM PORTUGAL

O relatório menciona ainda o Mecanismo de Protecção Civil da UE, que foi activado cinco vezes para combater os incêndios florestais em Portugal, na Suécia, na Grécia e na Letónia.

Peritos em incêndios florestais de toda a UE foram enviados para Portugal, “numa missão de prevenção e preparação, a fim de ajudar a reforçar a capacidade do país para fazer face aos incêndios florestais”.

No Verão, 15 aviões, 6 helicópteros e mais de 400 bombeiros foram mobilizados aos países afectados e financiados pela UE com 1,6 milhões de euros.

Com o intuito de melhorar o Mecanismo de Protecção Civil, a UE lançou a rescEU para melhorar a protecção dos cidadãos contra catástrofes e a gestão dos riscos emergentes na Europa. No Verão de 2019, foi criada uma frota de transição de aviões de combate a incêndios, que já foi accionada por duas vezes para lutar contra os incêndios florestais na Grécia e no Líbano.

O relatório sublinha ainda que em 2019 a época de incêndios começou mais cedo, devido a condições secas e ventosas, e temperaturas elevadas. Em Março deste ano, o número de incêndios já era superior à média de um ano inteiro na última década.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.