Barcelos assinalou o Dia Internacional dos Direitos das Crianças com a inauguração do painel de azulejos intitulado ‘Olhares Sobre os Nossos Direitos’ no Centro Escolar Elvira Barroso, em Gilmonde, um trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos.
A iniciativa tem como objectivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos. No final do ano lectivo é constituído um painel onde todos os direitos estão representados.
Este painel, o quinto a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, foi inaugurado esta quarta-feira pela vice-presidente da Câmara Municipal e vereadora da Educação, Armandina Saleiro, que elogiou o trabalho desenvolvido e realçou “a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança”.
“Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa escola para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar nunca se esqueçam que vocês são o presente do país e que temos que preservar os vossos direitos e valores”, referiu a vereadora.
A inauguração contou ainda com a presença do director do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Jorge Saleiro, da representante da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barcelos, Anabela Pimenta, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e de um representante da Junta de Freguesia de Gilmonde, Maurício Barros.