O Bloco de Esquerda (BE) apresentou, na Assembleia da República, um projecto de resolução com vista a reforçar o investimento na ferrovia no distrito de Braga, que propõe a requalificação das linhas ferroviárias, a ligação directa entre Braga e Guimarães, a criação de uma linha suburbana entre Barcelos e Porto e a integração modal, horária e tarifária de todos os modos de transportes públicos.
Em declarações à imprensa, o deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo circulo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso, lembra que no distrito residem quase um milhão de pessoas (95 6185), e existem pólos universitários da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e inúmeras zonas industriais, o que implica muitos movimentos pendulares, principalmente entre as cidades do quadrilátero – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães – que justifica “a aposta nos transportes ferroviários de forma a diminuir a emissão de gases com efeitos de estufa provocados pelos transportes rodoviários”.
“É fundamental não adiar mais nem encontrar desculpas para protelar medidas efectivas para desenvolver a rede de transportes públicos no distrito de Braga, porque há muito que a população ouve falar no desenvolvimento da ferrovia mas esta tarda em chegar, pelo que o Bloco de Esquerda considera essencial que não se adie mais este investimento urgente”, sublinha.
O deputado bloquista criticou “décadas de favorecimento do automóvel individual” e defende que “o direito efectivo à mobilidade só pode ser universal com base em transportes públicos colectivos”, uma vez que “sem essa transição para uma mobilidade cada vez mais colectiva e mais eléctrica, nenhuma meta de descarbonização do país será cumprida”.
José Maria Cardoso refere que esta iniciativa surge na sequência da campanha eleitoral, onde o partido demonstrou que “o comboio não é uma alternativa viável, porque, actualmente, uma viagem entre Braga e Guimarães, que distanciam 25km entre si, demora mais de duas horas”.