METEOROLOGIA

METEOROLOGIA -

‘Alex’ coloca Braga e Viana sob aviso amarelo devido a chuva, vento forte e agitação marítima 

Viana do Castelo e Braga são dois um dos seis distritos de Portugal continental que estão esta quinta e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva e vento fortes, provocados pela depressão Alex.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, entre as 21h00 desta quinta-feira e as 06h00 de sexta-feira.

Estes seis distritos estão também sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte nas terras altas com rajadas até 90/110 quilómetros por hora e no litoral até 70/80 quilómetros por hora entre as 03h00 e as 15h00 de sexta-feira.

De acordo com o IPMA, as regiões Norte e Centro vão ser afectadas pela depressão Alex. “Os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos através do aumento da intensidade do vento a partir do final de dia 1 de Outubro prolongando-se até ao final do dia 2, em especial nas regiões do Norte e Centro, onde as rajadas poderão atingir 75km/h junto ao litoral e até 110 km/h nas terras altas”, refere em comunicado.

O instituto adianta ainda que, “adicionalmente, esta depressão tem associado um sistema frontal de actividade moderada, que se aproximará a partir do final da tarde de dia 1, e irá atravessar todo o território durante o dia 2, acompanhado de precipitação localmente intensa nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 09h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE