A Casa do Conhecimento de Vila Verde em parceria com a Biblioteca Professor Machado Vilela irão promover, durante o corrente mês, o projecto “Ecos de Fernando Pessoa”, uma iniciativa enquadrada na celebração de Outubro como Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
A Casa do Conhecimento de Vila Verde e as Bibliotecas assumem-se na sua essência como promotoras do conhecimento, pela pluralidade de acções que desenvolvem.
“ECOS DE FERNANDO PESSOA”
O projecto “Ecos de Fernando Pessoa” procura «dar a conhecer Fernando Pessoa numa perspectiva mais íntima e pessoal, revelando alguns aspectos desconhecidos da sua vida. Desconstruir e construir Fernando Pessoa é um propósito, na tentativa de predispor os alunos a um entendimento mais fluído da sua obra literária».
SESSÕES
A 1º sessão, intitulada “Não sei o que amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa”, será dinamizada pela realizadora de áudio Sofia Saldanha, na próxima sexta-feira, dia 9 de Outubro, na Escola Secundária de Vila Verde.
A 2ª sessão, denominada “Que hei-de fazer com esta espada? – Profissão, Sonho e Sobrevivência em Fernando Pessoa”, com dinamização de Manuela Barreto Nunes, Bibliotecária e Coordenadora das Bibliotecas Municipais de Vila Verde está programada para dia 30 de Outubro, na Escola Profissional Terra verde.
Para os promotores desta iniciativa, concretizar o projecto em contexto escolar dá «amplitude à abrangência do conhecimento e do conceito de aprendizagem não formal, pois a par das aprendizagens curriculares há nas escolas espaço para programas complementares que ajudam a autenticar essas aprendizagens e até mesmo a modificar perspectivas nos alunos».
A Casa do Conhecimento de Vila Verde e a Biblioteca Municipal de Vila Verde pretendem que a sua presença nas escolas se «constitua um motor impulsionador, que possa veicular e instigar diferentes formas de entendimento».