PAÍS

PAÍS -

100 empresas que reparam tacógrafos e taxímetros acusam Instituto da Qualidade de querer impedi-los de operar

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Cerca de 100 empresas nacionais, que se dedicam à reparação, instalação e verificação de tacógrafos e taxímetros, apresentaram, em Tribunal, uma providência cautelar contra o Instituto de Português e Qualidade (IPQ).

Querem que o IPQ suspenda a intenção de lhes retirar a autorização para exercerem a atividade, o que – sustentam – “causa graves danos nestas pequenas empresas e no sector dos transportes”.

Em causa – disse um deles ao Vilaverdense/PressMinho – está a decisão do Instituto Português de Qualidade de obrigar estas empresas a integrarem-se como Organismo de Verificação Metrológica (OVM) para poderem continuar a desempenhar aquelas funções a partir de 2021.

O tacógrafo é o aparelho de controlo dos tempos de trabalho dos motoristas nos veículos de transporte de passageiros e mercadorias, enquanto o taxímetro mede a distância percorrida por um táxi, registando o preço do serviço.

EXIGEM DEFINIÇÃO

Os empresários exigem uma “clara definição sobre o procedimento a adoptar e os requisitos a cumprir por parte das empresas; a obrigação de informação às empresas sobre o enquadramento da sua actividade; e a existência de um período transitório de forma a assegurar a adequada adaptação destas empresas”.

Dizem, ainda, que o IPQ pretende implementar um procedimento que viola normas legais nacionais e comunitárias.

“A providência instaurada, baseada na violação dos princípios da legalidade e da boa-fé da relação do Estado com os particulares, pretende que o Tribunal autorize que as empresas em causa possam continuar a desempenhar a sua actividade, evitando graves consequências económicas e sociais, ainda mais neste período excepcional de pandemia, em que pequenas empresas lutam pela sua sobrevivência”, esclarece Carlos Barroso, advogado subscritor, especialista em Direito do Trabalho e dos Transportes.

O jurista salienta que “a conduta do IPQ, se não for suspensa pelo Tribunal, pode causar que, em 1 de Janeiro de 2021, não existam empresas com autorização para verificar tacógrafos e taxímetros e daí ocorrer a impossibilidade de circulação de veículos de transporte de passageiros e mercadorias, com consequências gravíssimas para a economia local e nacional e lesão do interesse público”.

O Vilaverdense/PressMinho tentou contactar o IPQ, mas tal não foi possível até ao momento.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.