O Bloco de Esquerda (BE) quer que o Governo esclareça quais os resultados das investigações à pedreira da Britaminho, em Gonça, por ser o foco de poluição de cursos de água da bacia do rio Ave e de terrenos em três freguesias do concelho de Guimarães – Gonça, Souto Santa Maria e Donim.
O grupo parlamentar do BE refere os episódios de Dezembro que faziam correr a Ribeira do Ribeiral de cor branca. A 26 de Janeiro, mais uma vez, uma grande quantidade de água com pó de pedra poluía campos agrícolas e o Rio Ave.
Os bloquistas não compreendem a “inércia” da Agência Portuguesa do Ambiente no combate à poluição do Rio Ave.
“Mesmo depois de três autos de contra-ordenação levantados pela GNR, nos últimos dois meses, não desencadeou qualquer acção necessária à regularização da situação”, afirma o BE no documento remetido ao Ministério do Ambiente e da Acção Climática através da Assembleia da República.
O Bloco exige a João Pedro Matos Fernandes, titular da pasta, uma “punição exemplar” para a empresa responsável por estes episódios de “forma a evitar que se repitam, bem como a limpeza que devolva as condições naturais aos cursos de água e terrenos”.