OPINIÃO

OPINIÃO -

#Grr!EudigoNãoaoCiberabusoNamoro: O que os adolescentes precisam de saber?

Artigo de Maria Vale, elemento da CPCJ de Vila Verde

 

Para os adolescentes de hoje, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC; aplicações telefónicas, redes sociais, emails, internet, …) constituem-se ferramentas muito atrativas para iniciarem, manterem e, ainda, fortalecerem as suas relações de namoro. Não obstante estes benefícios e oportunidades, a exposição online coloca-os, também, especialmente vulneráveis a serem vítimas e/ou agressores de ciber-abuso no namoro.

Falamos de ciber-abuso no namoro quando um(a) namorado(a) ou ex-namorado(a) recorre às TIC para exercer comportamentos abusivos sobre o(a) outro(a). Tome-se como alguns exemplos:

  • Ligar e/ou enviar SMS a humilhar, ridicularizar, insultar, ameaçar e/ou intimidar;
  • Exigir as palavras-passe e espiar as atividades e o histórico de chamadas, SMS, redes sociais, emails, internet;
  • Obrigar a excluir, remover e/ou bloquear alguém da lista de contactos e/ou de amigos nas redes sociais;
  • Enviar e/ou publicar fotografias, imagens e/ou vídeos com conteúdos íntimos e sexuais, sem permissão.

Sobre isto, o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2019, desenvolvido no âmbito Projeto ART’THEMIS+ Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género, e promovido pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) documentou que 21% de 4938 adolescentes, entre os 11 e os 20 anos de idade, reporta ter sido vítima de ciber-abuso no namoro, através das redes sociais, sendo que 23% considera “normal”. Alerta-se os adolescentes que estes comportamentos não são formas de expressar amor, provas de confiança e/ou sinais de preocupação, pelo contrário, têm  como objetivo magoar, controlar, invadir a privacidade, isolar e assustar.  

Para informar, sensibilizar e providenciar orientações efetivas em caso do adolescente ter sido vítima, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde e a Associação SOPRO – Solidariedade e Promoção através do projeto ENVOLVER (POISE-03-4436-FSE-000932) desenvolveram uma campanha/ movimento #Grr!EudigoNãoaoCiberabusoNamoro, que será divulgado no Dia da Internet Mais Segura, a 9 de Fevereiro. Temos algumas atividades. Dá uma espreitadela nas redes sociais! Adere…! E … Partilha!

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE