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Barraqueiro aposta no comboio e autocarro a ligar Braga e Faro

O grupo Barraqueiro entregou esta terça-feira, no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o pedido de licenciamento de operador de transporte ferroviário através da empresa B-Rail — Mobilidade Ferroviária, avança o Público.

De acordo com um documento a que aquele jornal teve acesso é assumido que o “o projecto irá fomentar a coesão e competitividade territoriais, na medida em que se pretende, numa primeira fase, servir

cidades de norte a sul, no Eixo Atlântico do país, apostando na integração intermodal, garantindo ligações mais rápidas às restantes regiões”.

A Barraqueiro pretende, assim, tirar partido tirar partido do seu domínio no transporte rodoviário de passageiros para fazer rebatimento (ligação em rede) ao comboio. Recorde-se que a empesa é maioritária na Rede de Expressos e possui várias empresas de autocarros em todo o país.

Segundo o Público, a Barraqueira pretende criar uma ‘coluna vertebral’ Braga–Porto–Aveiro–Coimbra –Lisboa–Faro, a partir da qual irradiarão ligações em autocarro para as outras cidades do país.

De acordo com o documento, esta integração modal deverá ser aprofundada ao nível do tarifário, da bilhética e dos horários para integrar os dois modos de transporte. Um exemplo: um passageiro compra um bilhete de Lisboa para Chaves e viajará de comboio até Braga, prosseguindo depois, com o mesmo título de transporte, para o destino final.

A B-Rail prevê elaborar a sua oferta com dez comboios e, quando estiver em velocidade de cruzeiro, fazer 12 ligações diárias Lisboa–Porto em cada sentido, das quais duas seguem de Lisboa para Faro e três do Porto para Braga. O tempo de viagem estimado entre o Oriente e Campanhã é de 02h30 sem paragens intermédias, contudo alguns serviços efectuarão paragem em Coimbra e Aveiro.

A empresa prevê comprar 10 composições de longo curso, o que, segundo o jornal, ainda decidida. Mesmo sem as morosas regras da contratação pública, a Barraqueiro não consegue ter comboios antes de três ou quatro anos. Já no caso de os alugar em Espanha, poderá começar a operação dentro de dois anos.

Legenda: Projecto prevê um tempo de viagem de 02h30 entre Campanhã, Porto, e a Estação do Oriente, em Lisboa/Foto PressMinho

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