O processo de desconfinamento está já em marcha. Um dos primeiros sinais do regresso das rotinas à normalidade foi mesmo a presença das crianças nas salas de aula das creches, do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo. Em declarações à Rádio Voz do Neiva e abordando o panorama concelhio referente a este “regresso” às aulas, a Vereadora da Educação do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, sublinhou que foram «reunidas as condições necessárias», para a reabertura dos estabelecimentos de ensino, de forma «articulada, cuidada e rigorosa, quer com os Agrupamentos de Escolas, quer com as autoridades de saúde».
Segundo a Vereadora, «está a ser um regresso muito bem visto por parte dos pais, professores e sobretudo pelas crianças«.
«Só pode correr bem. Quer os Agrupamentos, quer os professores, em articulação com as instituições de saúde, estão com tudo garantido», sublinhou.
DESCONFINAMENTO
O processo de desconfinamento iniciou esta segunda-feira com o regresso presencial do ensino pré-escolar, creches, 1ªciclo, actividades de tempos livres (ATL) destinadas às crianças até ao 1.º ciclo.
Após as férias da Páscoa regressam os restantes alunos, segundo revela o plano de desconfinamento apresentado na última semana, um processo que o Primeiro-Ministro, António Cotsa, revelou que será feito a «conta-gotas».
A 5 de Abril voltam ao ensino presencial os alunos do 2.º e 3.º ciclos, que voltam a ter também abertos os ATL. Os alunos do ensino secundário e do ensino superior só voltam a ter aulas presenciais a 19 de Abril.
António Costa alertou, contudo, que os cuidados no combate à pandemia deverão continuar a ser tomados e não descurados, sob pena de o Governo ter que travar o processo de desconfinamento do país.