Elaborado pelo Núcleo Local de Inserção de Vila Verde, o projecto “Iris Vida” foi assinado em Junho de 2018, entre a Câmara e 12 centros ópticos, tendo permitido até ao momento apoiar 25 famílias, no valor global de mais de 5.900 euros, anunciou a autarquia.
Em comunicado, a Câmara refere que os beneficiários são sinalizados pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo da Ribeira do Neiva e têm que dispor de um Rendimento Familiar Per Capita igual ou inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
Têm como obrigações celebrar um acordo de intervenção social ou contrato de inserção com vista à melhoria da sua qualidade de vida.
«Num ano marcado pelo agudizar de problemas económicos, sociais e de saúde, o projecto IRISVIDA, pioneiro a nível nacional, revela-se de extrema importância para mitigar as situações de maior risco social», sublinha a autarquia.
Além da Casa do Povo da Ribeira do Neiva, o projecto conta com os seguintes parceiros: Centro Óptico Ibérico, Óptica Dias, Ótica Médica Soares Fernandes, Institutóptico, Multiopticas, Óptica Olhos do Cávado, Opticalia Vila Verde, Opticália Prado, Óptica Prado /Astro Cristalino, Pradóptica, Óptica Médica do Cávado de Rosalba Duarte e Mais Ótica.