PAÍS

PAÍS -

Turismo do Norte quer “decisões rápidas” da DGS para Portugal não perder turistas ou final da Champions

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) apelou esta quarta-feira a “decisões rápidas” por parte da Direcção-Geral da Saúde (DGS) relativamente à covid-19, para Portugal não perder “nenhum turista” ou a final da Liga dos Campeões.

“São oportunidades que não podemos perder e a vida das empresas e das instituições e destes grandes eventos não se faz ao mesmo ritmo com que as decisões às vezes saem por parte da DGS”, afirmou Luís Pedro Martins, à margem de uma visita a Sabrosa, no distrito de Vila Real.

O responsável lembrou que o estádio do Dragão, no Porto, é um dos que está “apontado para receber a final da UEFA Champions League deste ano, que será disputada a 29 de Maio entre os clubes britânicos Chelsea e Manchester City.

“Ficamos bastante felizes com essa possibilidade. Neste momento acho que está dependente apenas de alguma resposta por parte das nossas autoridades, é importante porque mais uma vez coloca no mapa a nossa região”, salientou.

O responsável disse tratar-se de “uma competição muito mediática, com muita visibilidade por todo o mundo” e da “possibilidade de receber um número interessante de turistas, de hóspedes, num momento que tem sido tão difícil”.

Por causa da crise pandémica o sector do turismo sofreu uma queda acentuada.

“Fala-se em cerca de 12 mil [visitantes], é pelo menos essa uma das ideias, e nós apelamos para que sim, para que possam vir e ficar dentro do estádio, porque vai garantir maior segurança do que aquela que vimos recentemente”, frisou, referindo-se aos milhares de pessoas que na terça-feira se juntaram para celebrar a conquista do campeonato nacional de futebol pelo Sporting.

E acrescentou: “Para isso é preciso sermos rápidos também nesta resposta e eu espero que não seja apenas uma probabilidade, mas que seja mesmo uma certeza voltarmos a ter aqui a Champions League, com a importância que tem nomeadamente ao nível da comunicação, promoção, ajuda ao alojamento, à restauração e à animação turística”.

Segundo Luís Pedro Martins, alguns operadores turísticos referem contactos por parte do mercado norte-americano.

“Nós, neste momento, estamos a perder negócio, já no mês de Maio, pelo atraso da nossa resposta em relação ao mercado americano. É sempre bom fazer um apelo à DGS para que estas decisões sejam bastante rápidas”, frisou.

O responsável disse ter a “informação diária de operadores do Porto e Norte que, inclusivamente, tinham conseguido conquistar turistas a outros territórios”, sendo que, no caso do Douro, essas conquistas dizem respeito ao Reno e ao Danúbio.

“Mas, neste momento, estamos neste impasse porque ainda não saiu a decisão e é importante que ela saia, porque nós, neste momento, não podemos perder nenhum turista, muito menos centenas de turistas, como pode acontecer”, sublinhou.

Por sua vez, o Reino Unido aprovou viagens para Portugal a partir de 17 de Maio o que, para Luís Pedro Martins, é “uma boa notícia”.

“Não é um mercado tão importante para nós como é para o Algarve, mas é muito importante que este mercado possa, novamente, voltar a viajar para o país, ele tem grande expressão”, referiu.

No Douro, o Reino Unido é o quinto mercado emissor.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.