REGIÃO

REGIÃO -

IPCA abre candidaturas para mais de trinta Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abriu as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia e Hotelaria e Turismo. No ano lectivo 2021-2022, o IPCA vai contar com «nove novos cursos, totalizando uma oferta 1462 vagas para 32 CTeSP». Realce, também, para o reforço da oferta educativa em regime pós-laboral.

Segundo Filipe Chaves, Director da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA, «este aumento de cursos em horário pós-laboral visa dar a possibilidade de formação a pessoas activas, quer sejam jovens trabalhadores-estudantes, quer profissionais experientes que pretendam melhorar as suas competências técnicas específicas e reciclar conhecimentos».

Os CTeSP são uma formação de nível superior com uma forte componente prática e a duração de dois anos lectivos, que incluem seis meses de estágio assegurado numa empresa. «Estes cursos estão pensados, fundamentalmente, para promoverem a rápida integração dos estudantes no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurarem que as entidades empregadoras encontram profissionais com o perfil desejado», explica Filipe Chaves.

NOVE NOVOS CTeSP

Para o próximo lectivo estão já abertas as candidaturas a nove novos CTeSP nas áreas da Assessoria e Comunicação Empresarial, Audiovisual Digital, Gestão de Instalações Desportivas e Desporto, Inovação Alimentar e Artes Culinárias, Marketing Digital e Social Media, Moldação de Plásticos por Injecção, Preparação e Gestão de Obra, Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial e, ainda, Segurança e Protecção de Dados para Sistemas de Informação.

Deste conjunto de novos cursos, três deles aguardam a aprovação pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES): Gestão de Instalações Desportivas e Desporto, Inovação Alimentar e Artes Culinárias e Preparação e Gestão de Obra.

Os CTeSP são lecionados no Campus do IPCA, em Barcelos, e nos polos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Está, ainda, prevista a abertura de três destes cursos em Esposende já no próximo ano lectivo.

Visto que a grande maioria dos novos CTeSP foi preparada em parceria muito directa com empresas, as aulas práticas vão realizar-se nas suas instalações. São os casos dos cursos de Moldação de Polímeros por Injeção, cujas aulas práticas decorrerão na InovePlástica, Gestão e Preparação de Obra, a terem lugar no dstgroup, e da formação em Gestão Desportiva e Desporto, que se realizarão no Multiusos de Guimarães da Tempo Livre Guimarães.

As candidaturas aos CTeSP do IPCA estão a decorrer, exclusivamente, online, através da Plataforma de Candidaturas da instituição, disponível em www.ipca.siga.pt/cssnet.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE