A Polícia Judiciária deteve esta terça-feira cinco homens, com idades entre os 19 e os 31 anos, suspeitos da prática de vários crimes de homicídio na forma tentada, em Braga, que deram origem a dois inquéritos-crime.
A operação contou com a colaboração da PSP e incluiu a realização de nove buscas domiciliárias.
Em comunicado, a PJ refere que os primeiros factos ocorreram no dia 05 de Setembro do ano passado, em Braga, tendo sido efectuados vários disparos de arma de fogo em direcção a um grupo de pessoas.
«Num e noutro caso, os disparos não provocaram a morte das vítimas por mero acaso», acrescenta.
Segundo a PJ, «o móbil dos crimes está relacionado com disputas recorrentes entre grupos com moradas em aglomerados populacionais distintos, tendo vindo a resultar em agressões mútuas, algumas delas com recurso a armas de fogo».
No decurso das buscas foram aprendidas armas brancas, produto estupefaciente e telemóveis e detido um indivíduo em flagrante delito por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária prossegue com diligências com vista a identificar todos os intervenientes nas diferentes situações ocorridas.
Os detidos, alguns deles com antecedentes criminais, vão ser presentes às autoridades judiciárias para aplicação de medidas de coacção.