“O presidente para servir Vieira do Minho”. É este o slogan do primeiro “outdoor” da candidatura de Filipe de Oliveira à presidência da Câmara Municipal, pelo Partido Socialista (PS), que começa a ser instalado esta quarta-feira, 14 de julho, na vila de Vieira e nas freguesias do concelho.
O amarelo e o preto da bandeira do concelho vieirense – diz o candidato em comunicado – são as cores dominantes da campanha socialista, “procurando traduzir a abrangência da candidatura”, explica Rui Mangas, engenheiro eletrotécnico da Siemens, que integra a comissão política do PS local e dirige a campanha socialista.
Ao lado do emblema do PS, o “outdoor” exibe o brasão do concelho de Vieira do Minho, “transmitindo, assim, uma ideia de compromisso com a sua terra e com os vieirenses”, como realça Rui Mangas, enquanto o candidato à presidência do município aparece informal e sorridente, envergando uma camisa branca e olhando nos olhos dos eleitores.
EXPERIÊNCIA
“O nosso candidato tem uma longa experiência associativa e de trabalho pelo bem comum em Vieira do Minho. A sua liderança no CAVA, o Clube Amigos de Vieira, tem sido um grande exemplo de respeito pelos valores da democracia e de serviço à comunidade, nas áreas da cultura, do ambiente, do desporto adaptado. É esse trabalho de diálogo com todos os vieirenses que queremos na Câmara”, destaca Rui Mangas.
Para recuperar a autarquia de Vieira do Minho, perdida em 2013, o PS aposta em Filipe de Oliveira para a presidência da Câmara e em Hernâni Gouveia para a presidência da Assembleia Municipal.
QUEM É FILIPE DE OLIVEIRA
Licenciado em Radiologia, Filipe de Oliveira, que completa 37 anos no próximo mês de setembro, é natural e residente em Vieira do Minho. Tem experiência autárquica como deputado municipal (2009-2017) e presidente da Assembleia de Freguesia de Vieira do Minho (2013-2017).
Foi vice-presidente do Vieira Sport Clube (2007-2009) e destacou-se em 2007 como porta-voz da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Vieira do Minho, defendendo uma saúde de proximidade para a população do concelho.
É vice-presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia local e presidente do Clube Amigos de Vieira (CAVA), associação que tem trabalho feito no concelho nas áreas cultural, social, desportiva e ambiental.
No âmbito das múltiplas atividades do Clube Amigos de Vieira, fundado em 2005, destacam-se as conferências do CAVA, organizadas pelo próprio Filipe de Oliveira, que, nos últimos 15 anos, levaram a Vieira do Minho figuras da vida nacional como Marcelo Rebelo de Sousa, Fernando Santos, Pedro Passos Coelho, Rui Rio, António Vitorino, Pedro Abrunhosa, Guilherme D’Oliveira Martins, e Júlio Machado Vaz, entre muitas outras personalidades.