Teresa Mota (LIVRE) acusa Câmara de Braga de “completa incoerência” com compromisso para de Acordo Verde 

Teresa Mota, cabeça-de-lista do Livre à Câmara de Braga, considera a assinatura do Pacto de Autarcas para a aplicação do Acordo Verde Europeu por Ricardo Rio “a mais completa incoerência face à prática da edilidade no que respeita às questões ecológicas e ordenamento do território no concelho”.

Em comunicado enviado esta segunda-feira ao PressMinho, candidata salienta que Ricardo Rio, presidente da Câmara, ao garantir que o município tem incorporado os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na sua actuação, “é claramente desmentido pela realidade”.

Teresa Mota considera ainda que a autarquia bracarense “pouco tem feito” para que os munícipes possam desfrutar de “uma vida mais ecológica, saudável e justa”. “Como se pode afirmar estarem a ser feitos esforços para reduzir a poluição no concelho quando os sucessivos sistemas de medição da poluição do ar e ruído da responsabilidade da autarquia nunca funcionaram condignamente”, pergunta.

O Livre refere também que “no que respeita à mobilidade sustentável, não foram cumpridas uma série de promessas, como os 76 quilómetros de ciclovias, as bicicletas partilhadas e a humanização da Rodovia”. 

“A incoerência da actuação camarária acentua-se e o discurso não condiz com as acções”, frisa Teresa Mota, quando, “ao mesmo tempo que é prometida a redução de veículos a combustíveis fósseis na cidade, se opta pela compra de autocarros movidos a gás natural em detrimento do aumento da frota de autocarros eléctricos dos TUB”.

Teresa Mota sustenta que “não é possível afirmar que se pugna pela sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida dos bracarenses quando se permite o abate de árvores por razões fúteis, não se acautelam devidamente as descargas poluentes no rio Este e a ocupação das suas margens e do leito de cheia ou se aliena o Parque Norte e se vota ao abandono o Monte do Picoto”.

NOVO PACTO VERDE

A candidata relembra que “o Livre foi o primeiro partido em Portugal a reclamar a necessidade de um Novo Pacto Verde para o país, que conjugue a sustentabilidade ambiental com a justiça social através da implementação de um plano de investimentos ecologicamente responsável para fazer face à mudança climática e à crise ecológica que vivemos”.

“O poder autárquico deve, por isso, pautar a sua actuação tendo como base um verdadeiro Novo Pacto Verde, pelo que no programa do Livre às próximas eleições autárquicas se inscrevem medidas que conduzem a uma maior qualidade de vida de toda a comunidade ao mesmo tempo que são ambientalmente sustentáveis”, refere.

A renovação da frota dos TUB com veículos eléctricos; a prioridade a modos de mobilidade suave (pedonal e de bicicleta) e aos transportes públicos no município; a requalificação habitacional com materiais saudáveis e ambientalmente sustentáveis, são medidas defendidas pelo partido.

O incentivo à constituição de cooperativas de produtores de energias renováveis; a renaturalização de todos os trechos possíveis dos rios Este e Torto e a completa interdição de continuar a ocupar as suas margens e leitos de cheia são outras das medidas do programa às Autárquicas do Livre.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais