O Agrupamento de Escolas de Prado assinalou no passado dia 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação, propondo aos seus alunos do 2° e 3° ciclo uma «ementa alternativa». Na Cantina escolar foi então servida uma refeição vegetariana promovendo assim a «adopção de uma dieta natural, saudável e equilibrada».
Com esta comemoração pretendeu-se que a temática da alimentação, trabalhada em contexto de sala de aula, possa também ser «interligada à adopção de estilos de vida saudável e à promoção de uma atitude ambientalmente sustentável».
«Os alunos podem assim desenvolver a sua consciência ecológica, relacionando o impacto da forma como nos alimentamos com a sobreexploração dos recursos naturais e com as alterações que o Homem introduz na natureza para produzir alimentos», pode ler-se em nota enviada.
“DIZ-ME O QUE COMES E DIR-TE-EI COMO CUIDAS O PLANETA”
Numa altura em que o futuro do planeta é debatido e questionado a nível mundial pelos mais jovens, que pretendem «medidas mais eficazes de protecção ambiental», a frase escolhida pela escola para assinalar este dia foi “Diz-me o que comes e dir-te-ei como cuidas do planeta”, relacionando desta forma a «alimentação com preservação dos ambientes e recursos naturais da Terra».
Os alunos do 6° ano realizaram também trabalhos sobre a temática e apresentaram aos colegas, tendo estes sido posteriormente expostos na escola.
Esta iniciativa do Departamento de Ciências da Escola contou também com a colaboração do Departamento de Expressões, na elaboração de trabalhos e cartazes sobre formas alternativas de alimentação (expostos na cantina e no polivalente da escola).
FRUTA NOS INTERVALOS
Paralelamente, em todas as escolas do Agrupamento foi colocada à disposição dos alunos, funcionários e professores fruta nos intervalos escolares, numa actividade que contou com a colaboração de um supermercado local e que foi coordenada pelo Gabinete de apoio ao aluno e à família (GAAF) do Agrupamento”.