VILA VERDE – «A agricultura do Concelho não pode ser só de subsistência, mas sustentável»

VILA VERDE –
«A agricultura do Concelho não pode ser só de subsistência, mas sustentável»

A CAVIVER – Cooperativa Agrícola de Vila Verde promoveu, esta tarde, no armazém da cooperativa, em Sabariz, o I Encontro Anual de Produtores de Milho. Durante a sessão de abertura, o Presidente da CAVIVER, José Manuel Pereira, afirmou que «a agricultura do Concelho não pode ser só de subsistência, mas sustentável. É um trabalho a ser feito por todos e do que depender da CAVIVER, tudo faremos para melhorar».

José Manuel Pereira acrescentou ainda que Vila Verde é um Concelho «rural e assim se deve manter, pois devemos aproveitar as condições que temos. Não podemos ter vergonha e devemos defender aquilo que é nosso».

Relativamente à iniciativa – que espera ser «a primeira de muitas» – o Presidente explica que esta serve para «promover o contacto entre os agricultores e demais parceiros associados à cooperativa, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de todos. As parcerias devem existir, ser feitas com clama e cabeça e em segurança».

PUBLICIDADE

Já o Presidente da Câmara Municipal, António Vilela, declarou ser necessário «ter capacidade de tirar partido deste potencial, para que dele possam tirar o máximo rendimento».

«Temos um concelho de forte rentabilidade agrícola. É uma actividade cada vez mais importante e só nos devemos orgulhar pelo que temos. Uma terra só tem sucesso se tiver uma actividade agrícola de sucesso», concluiu.

Por outro lado, Isabel Santana, representante e técnica da CONFAGRI, enalteceu o papel das cooperativas, para as quais os agricultores deviam «olhar cada vez mais como sendo a sua casa. Devem apoiar e acompanhar a cooperativa. Participem nas formações profissionais. Este encontro é uma iniciativa muito importante pois promove o contacto entre os agricultores».

No final, Catarina Ferreira, engenheira da CAVIVER, apresentou a campanha de antecipações de milhos 2019 e abordou os produtos e modelos de funcionamento dos produtos dos diferentes parceiros presentes.

A iniciativa decorre ao longo da tarde com um convívio entre agricultores, cooperativa e parceiros.