VILA VERDE

VILA VERDE -

A Rússia, Putin e a guerra na Ucrânia deram o mote para conversa com José Milhazes

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O jornalista e historiador José Milhazes esteve, este sábado, na iniciativa “Conversas no Cávado”, que decorreu na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde.

A guerra e a realidade social e geopolítica do leste da Europa foram os temas dominantes para o lançamento da conversa, conduzida por Arnaldo Varela de Sousa, professor da EPATV, radialista e colaborador de órgãos de comunicação social

A iniciativa inseriu-se no ciclo “Conversas no Cávado”, desenvolvido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA).

Nascido na Póvoa de Varzim, José Milhazes rumou em 1977 para a União Soviética, onde se licenciou em História da Rússia pela Universidade Estatal de Moscovo. Aí constituiu família e ficou a residir por longos anos, dedicando-se à tradução para português de obras literárias e políticas.

Começou a colaborar com a imprensa portuguesa em 1989, primeiro na TSF e logo depois no Público, jornal de que se tornou correspondente em Moscovo. Foi também correspondente em Moscovo da Agência Lusa, RDP e SIC, estação de televisão com a qual iniciou a sua colaboração em 2002. Colaborou igualmente com as redações em língua portuguesa da BBC e da RFI.

Na sua faceta de historiador e profundo conhecedor da realidade de Leste, investiga nos arquivos soviéticos e realiza diversos trabalhos para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Clássica de Lisboa e para a Fundação Mário Soares. Em 2008 defendeu, na Universidade do Porto, a tese de doutoramento sobre a “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia”.

Autor de diversos livros e artigos científicos, José Milhazes regressou definitivamente da Rússia em 2015.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.