BRAGA

BRAGA -

Aberto concurso de 30 milhões de euros para construir nova ETAR em Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Foi lançado um concurso público internacional, no valor de 30 milhões de euros, para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no vale do rio Este, em Braga, anunciou a empresa municipal Agere.

Em comunicado, a Agere refere que se trata de um investimento que a administração da empresa e o executivo camarário «têm como prioritário pois permite aumentar a resiliência do Sistema Cidade de Braga, bem como o reforço substancial da capacidade de tratamento instalada».

PUBLICIDADE

Permitirá ainda a divisão dos caudais de descarga em duas bacias hidrográficas (Cávado e Ave), «mantendo-se, no entanto, a interligação entre os sistemas», o que fará com que se possa «corrigir definitivamente os problemas actuais existentes».

«O principal objectivo do investimento a realizar consiste no reforço do Sistema de Tratamento de Águas Residuais do Concelho de Braga, o que só será conseguido com a construção da nova ETAR do Este, que drenará para uma outra bacia, a bacia hidrográfica do rio Ave», refere.

A nova estação «terá capacidade de tratamento dos efluentes de cerca de 200.000 habitantes equivalentes, e, assim, irá eliminar as actuais descargas indevidas, constituindo em conjunto com a ETAR de Frossos, a garantia de capacidade de tratamento e de descarga necessárias para o cumprimento da Directiva Águas Residuais Urbanas no respectivo Sistema».

A empresa liderada por Rui Morais considera que a ETAR de Frossos «atingiu já o seu horizonte de projecto, quer ao nível de caudais como de cargas poluentes, tendo-se inclusive em determinados períodos superado as condições de dimensionamento, pois não permite encaixar picos de caudal que resultam de condições de elevada pluviosidade, o que gera impactos no meio receptor».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS