Abusos. António Capelo fala em “cabala” e anuncia queixa-crime a aluna de Famalicão

A polémica em torno dos alegados abusos sexuais que visam o ator António Capelo atinge polo Vila Nova de Famalicão de ACE – Escola de Artes, sediada no Porto.

Depois da demissão em bloco da direção da escola, na sequência de vários testemunhos de alegados abusos por parte de professores, o ator António Capelo veio a público defender-se.

Em declarações à Lusa, Capelo revelou já ter apresentado uma queixa-crime contra uma página anónima no Instagram, que diz ser gerida por uma ex-aluna do polo de Famalicão.

“Rejeito categoricamente qualquer ato impróprio com alunos. Isto é medonho. Nunca me senti tão injustiçado”, afirmou o ator de 69 anos, atualmente a trabalhar numa telenovela da TVI.

O professor, que lecionou na ACE até 2022, rejeita categoricamente todas as acusações e garante estar a ser alvo de uma “cabala”.

Entretanto, a direção da ACE demitiu-se esta quinta-feira, após terem vindo a público, na última semana, testemunhos a dar conta de alegados casos de abusos por parte de professores daquela instituição ao longo de vários anos.

“A Direção da ACE – Escola de Artes informa que, na sequência das recentes manifestações e do debate gerado em torno da nossa instituição, decidiu apresentar a sua demissão”, lê-se num comunicado partilhado nas páginas oficiais daquela escola nas redes sociais.

A direção da escola, que leciona cursos profissionais artísticos do 10.º ao 12.º ano, refere que tomou a decisão por considerar que “o presente momento exige serenidade, estabilidade e a proteção da missão e dos valores que ACE – Escola de Artes representa”.

Na semana passada começaram a ser divulgadas em páginas nas redes sociais – nomeadamente ‘Mais um casting’ e ‘Não tenhas medo’ – testemunhos de alunos e ex-alunos da ACE a darem conta de um clima de intimidação, abusos e humilhação dentro da escola e de abordagens impróprias de professores, nomeadamente de António Campelo, que deu aulas na ACE até 2022.

[email protected]

 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais