REGIÃO

REGIÃO -

Acção de sensibilização do IPVC assinala Dia Nacional para a Prevenção do Cancro da Mama

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituo Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) vai realizar uma acção de sensibilização sobre o cancro da mama, a decorrer no próximo sábado, dia 30 de Outubro.

Nesse dia, Dia Nacional para a Prevenção do Cancro da Mama, a acção “Viana 1 passo à frente na prevenção” tem início pelas 11h na Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. 

O objectivo da sessão passa por alertar sobre os factores de risco associados ao cancro da mama e a importância do rastreio precoce. Vão ser também abordados temas como os cuidados pessoais que se devem ter durante os tratamentos e o que fazer em casa para ajudar a melhorar a qualidade de vida.

PUBLICIDADE

Neste contexto, a Escola vai avançar com o programa HER, um programa que engloba actividades de exercício físico direccionadas para pessoas vítimas do cancro da mama. As sessões vão decorrer três vezes por semana, sempre no Centro Desportivo do IPVC. 

O programa HER surge para dar resposta às necessidades das pessoas que foram diagnosticadas com cancro da mama e é coordenado pela docente da ESDL-IPVC, Sílvia Rodrigues. Para além disso, vai contar com a participação dos alunos de mestrado de Actividades Fitness daquela escola. 

«Temos uma cadeira de exercício físico para populações específicas e vamos abordar a doença oncológica, particularmente o cancro da mama», referiu Sílvia Rodrigues, garantindo que os alunos «já estão treinados e têm conhecimentos para dar resposta a esta população».

O projecto inserido na comunidade é aberto a toda a gente que teve ou tem uma doença oncológica. «Interessa-nos também quem já tenha passado pela doença, sobretudo para que as pessoas se sintam acompanhadas», explicou a docente, realçando o programa pretende colmatar «a grande lacuna entre os tratamentos e os fins dos tratamentos».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.