VILA DE PRADO

VILA DE PRADO -

AE de Prado participou no Projecto eTwinning “I, you and we will get to know each other better”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O projecto eTwinning “I, you and we will get to know each other better” foi fundado pelo Agrupamento de Escolas de Prado e por uma escola da Turquia. Aos fundadores juntou-se a Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, e uma escola Italiana, bem como professores das escolas já referidas. Ao longo do projecto, os alunos envolvidos recolheram informação sobre si próprios, as suas respectivas regiões e países e produziram materiais e recursos para partilhar e disseminar essa informação. 

Colaborativamente, foi elaborado um questionário em inglês, que foi aplicado aos alunos das turmas envolvidas no projecto. Os dados do questionário, aplicado aos alunos participantes, foram organizados e tratados nas aulas de matemática e TIC das escolas parceiras. Da observação dos resultados do estudo estatístico, os dados recolhidos «não parecem evidenciar diferenças muito significativas no modo como vivem os nossos alunos, particularmente os Italianos e Portugueses e o mesmo se pode inferir sobre a sua herança cultural».

Os alunos deram então a conhecer os elementos mais representativos da sua Cultura e do seu rico Património Cultural e elaboraram um conjunto de materiais que caracterizam muitos dos aspetos Culturais das suas regiões/países, através de texto e imagem, incluindo “Cinemagraph”. 

PUBLICIDADE

Foram ainda partilhadas e analisadas apresentações sobre as regiões e países das escolas parceiras, que depois foram estudadas numa videoconferência entre escolas, decorrida a 26 de Maio de 2021. Os alunos foram também convidados a participar num jogo (Nearpod) construído com questões sobre a cultura e património material e imaterial dos países participantes. Toda a videoconferência resultou num momento «enriquecedor de partilha e colaboração», em que alunos e professores «tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor, de conviver e aprofundar o conhecimento mútuo de uma forma muito descontraída e divertida». Anteriormente já tinham ocorrido outros encontros virtuais de coordenação do projecto, mas apenas entre professores.

Pretendeu-se, assim, «promover a pesquisa e a socialização entre crianças com diferentes estilos de vida, melhorar as suas habilidades digitais através do uso de software e utilização, com segurança, de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, bem como melhorar as suas competências a Inglês».

Em nota enviada, pode ler-se que o balanço desta experiência colaborativa, na avaliação realizada por professores e alunos, conclui-se que «resultou muito bem, tendo sido possível conhecer e compreender o outro através da leitura do mundo, o que nos envolve e o que está longínquo, bem além dos horizontes, tudo isto proporcionado pelas experiências e trabalho desenvolvido neste projecto».

OBJECTIVO

O objectivo deste projeto passou por «fazer com que os alunos compartilhassem os seus estilos de vida com outros alunos, quer de Portugal, quer da Europa e se inteirassem dos estilos de vida dos estudantes das mesmas faixas etárias de outras regiões e países. Pretendeu-se promover a pesquisa e a socialização entre crianças com diferentes estilos de vida, melhorar as habilidades digitais através do uso de ferramentas Web 2.0, tendo sempre presente a necessidade de nos munirmos da utilização de medidas de segurança adequadas ao mundo digital».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.