VILA VERDE – AE Vila Verde promoveu actividades para estreitar laços na comunidade escolar

VILA VERDE –
AE Vila Verde promoveu actividades para estreitar laços na comunidade escolar

A Equipa de Promoção de Sucesso Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Verde promoveu a primeira edição da “Semana Relacionar-te” com a realização de várias actividades que envolveram os diferentes agentes escolares.

Segundo o Director do Agrupamento, Alberto Rodrigues, com este projecto proporcionou-se o estreitamento de laços na comunidade escolar, envolvendo encarregados de educação, assistentes operacionais, docentes e alunos.

PUBLICIDADE

«Em resultado desta iniciativa em contexto de sala de aula foram criadas, ao longo da segunda semana de aulas, actividades/dinâmicas lúdico-pedagógicas entre professores e alunos, que privilegiaram a promoção da sua relação, aspirando a um melhor ambiente para a aprendizagem», explica.

Entre alunos foi proposto o apadrinhamento dos alunos do 5º ano pelos alunos do 9º ano, «criando-se desta forma laços de companheirismo e relações para a vida entre pares».

Sobre este mote foram ainda desenvolvidas acções preparativas para o acolhimento diferenciado dos alunos, através da realização dos workshops “Estratégias Relacionais e de Mediação para Assistentes Operacionais” e “Estratégias Relacionais e de Mediação para Professores”, assim como a acção de sensibilização “O meu filho vai para o 5º ano! E agora?” dirigido a encarregados de educação do 5º ano desta escola.

«O “Relacionar-te” foi uma aposta deste Agrupamento na adopção de uma estratégia diferenciadora de acolhimento e integração dos alunos, pelo que se perspectiva que este ano escolar se verifique a exponenciação da aprendizagem das crianças que frequentam o Agrupamento de Vila Verde, de forma a torná-los cidadãos mais atentos à sua comunidade e ainda mais felizes no contexto escolar e familiar», conclui Alberto Rodrigues.