VILA VERDE

VILA VERDE -

«Agregação de vontades e parcerias têm permitido que o Concelho de Vila Verde tenha o seu património recuperado»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Cruzeiro dos Evangelistas e as estátuas dos santos em redor da Igreja Paroquial de Soutelo e ainda o parque de estacionamento anexo ao local de culto foram alvo de uma requalificação, numa obra realizada pela Fábrica da Igreja com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde. A cerimónia de descerramento da lápide evocativa da requalificação do aparcamento, da limpeza e restauro das imagens dos santos e do Cruzeiro Paroquial teve lugar este sábado e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, do Pároco de Soutelo (São Miguel), Marcelino Silva, e ainda demais envolvidos no processo e vários populares. O programa iniciou com uma Eucaristia, seguindo-se a bênção e alguns discursos no exterior da Igreja.

Conforme afirmou o pároco, Marcelino Silva, a «câmara fez um donativo que ronda os 45 mil euros em todos estes trabalhos, em mão-de-obra e material. Fica o nosso obrigado».

O pároco deixou ainda um «agradecimento pela generosidade e simplicidade» do gesto aos demais envolvidos.

PUBLICIDADE

Já o Presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, sublinhou que o momento – que serviu para assinalar a «renovação de um património com um valor inegável e ainda o arranjo urbanístico da envolvente da Igreja» – se tratou de uma «marca na história da Freguesia».

«Soutelo é a porta de entrada de Vila Verde e quando alguém se desloca ao nosso Concelho, a primeira impressão com que fica é aquela que vai valer e permanecer durante muito tempo. Quem passa por Soutelo não esquece e agora, quem o fizer, mais uma razão terá para visitar este conjunto arquitectónico. É nossa obrigação preservar e manter este património e deixá-lo em boas condições para as gerações futuras e é também uma obrigação das autarquias dar um contributo para que este possa ser renovado», disse.

«TURISMO CULTURAL E RELIGIOSO É APOSTA FUNDAMENTAL»

Para o autarca, o «Turismo Cultural e Religioso é uma aposta fundamental e se tivermos os adros, igrejas e património bem preservados, estes serão obviamente uma âncora para o desenvolvimento. A palavra que hoje aqui fica é “parceria”, algo que tem sido estabelecido entre as várias paróquias, comissões fabriqueiras e populações, para que se deixe o património renovado para as novas gerações. Agregação de vontades e parcerias têm permitido que o Concelho de Vila Verde tenha o seu património recuperado».

CRUZEIRO DOS EVANGELISTAS

Edificado no século XVIII, o Cruzeiro dos Evangelistas é um dos vários monumentos da Freguesia de Soutelo e uma das jóias barrocas do Concelho de Vila Verde, sendo completado por um muro pontuado por várias estátuas de santos esculpidas em granito. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS