EDUCAÇÃO – Agrupamento de Escolas de Vila Verde inicia o ano lectivo com muitas novidades

EDUCAÇÃO –
Agrupamento de Escolas de Vila Verde inicia o ano lectivo com muitas novidades

SONY DSC

bty

Nos próximos dias 12 e 13 de Setembro, os profissionais e alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde (AEVV) farão o arranque do ano lectivo 2019-2020 «com novos projectos e redobrada energia para fazer cada dia melhor», de acordo com o Director.

Numa nota enviada ao jornal “O Vilaverdense”, Alberto Rodrigues explica que, para além do Plano de Flexibilidade Curricular ganhar novas dimensões, sobretudo no que respeita aos critérios de avaliação e às práticas curriculares mais centradas no aluno, haverá dois novos programas de competências relacionais, matemáticas e linguísticas.

PUBLICIDADE

O programa “Relacionar-te”, da autoria da Equipa de Promoção do Sucesso Educativo, pretende desenvolver competências relacionais nos alunos do 5º ano, e o projecto de desenvolvimento de competências matemáticas “Matiga” e de competências linguísticas “A Ler Vamos” na educação pré-escolar.

O “Clube de Ciência Viva” na Escola e o “Plano de Melhoria do Ensino Experimental das Ciências” pretendem permitir aos alunos um especial desenvolvimento do pensamento experimental e criativo e do método científico em todos os níveis de educação e ensino.

O Projecto “Casa – Aprender a Ser com Competências Transversais” iniciará também a sua actividade para desenvolver competências do dia-a-dia dos alunos do AEVV, sobretudo naqueles que demonstram maiores dificuldades neste particular.

Também o Ensino da Música Iniciação vai ser agora desenvolvido a partir do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa parceria com a Academia de Música de Vila Verde, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular.

«Para além da manutenção de todos os projectos que têm classificado as suas escolas como detentoras de algumas das melhores práticas educativas da região, o AEVV continuará com o seu processo de internacionalização através dos Projecto Erasmus+ Mobilidade (KA2), Erasmus + de Formação Docente (KA1), do Projecto eTwinning e do Projecto CLIL», refere Alberto Rodrigues.

«Neste particular, o projecto CLIL, em que as matérias das diferentes disciplinas são leccionadas numa Língua Estrangeira, o Inglês, mostra sinais de grande maturidade e será alargado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 1.º ano do Centro Escolar de Vila Verde, no Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo e em outras escolas do Agrupamento», refere.

Será ainda desenvolvido numa turma em cada uma das Escolas do 3.º ciclo: Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo e Escola Básica de Vila Verde. «O desenvolvimento deste projecto, de que a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo foi uma das pioneiras no nosso país, foi avaliado recentemente pela DGE como sendo desenvolvido com elevada qualidade», acrescenta o Director.

OUTRAS NOVIDADES

No Desporto, o Centro Escolar da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo será uma das Escolas Pioneiras a promover formação em futebol, através do Projecto Crescer2020, convidada pela Federação Portuguesa de Futebol. Este Projecto, cujo protocolo terá cerimónia de assinatura no próximo dia 18 de Setembro, dirige-se a todos os meninos e meninas da escola que pretendam participar.

A organização pedagógica e o trabalho de articulação também sofrerão algumas alterações, designadamente através da criação das Equipas Educativas por Ano de Escolaridade, aumentando, deste modo, a partilha de boas práticas entre os profissionais docentes, melhorando a aplicação dos critérios de avaliação dos alunos e a articulação e integração dos projectos desenvolvidos nas nossas escolas com 2.º e 3.º ciclos.

Outra novidade será o protocolo assinado pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde e pela Associação Luso-Britânica do Minho para oferta da formação e certificação do Instituto Britânico na escola.