REGIÃO

REGIÃO -

Alto Minho recebeu em Bruxelas renovação da certificação europeia de destino sustentável

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Alto Minho recebeu esta sexta-feira, 2 de Dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a renovação da certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

A renovação deste certificado tinha sido desenvolvida ao abrigo do projecto “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tendo sido aprovada pela Comissão de Avaliação da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação EUROPARC, aquando da respectiva reunião datada de 17 de Dezembro de 2021.

Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, «este reconhecimento é o corolário de um profícuo trabalho que envolveu actores locais, públicos e privados, e que valoriza um território único e dotado de uma cultura e de uma identidade muito próprias».

PUBLICIDADE

«Estamos certos de que é mais um contributo muito forte para tornar esta região cada vez mais sustentável e diferenciada, para desenvolver a economia local e, naturalmente, para atrair ainda mais visitantes para o Alto Minho», reconhece Manoel Batista.

Refira-se que a realização deste trabalho conjunto culminou com a apresentação pública do dossier de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho (CETS AM), com especial enfoque para a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável e para o Plano de Acção para o período 2021-2024, a 31 de Maio de 2021, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, no decurso da reunião do Fórum Permanente de Turismo Sustentável.

Submetido em maio de 2021, o processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho foi posteriormente analisado por um comité de avaliação, tendo sido proposta a renovação do certificado em Outubro do mesmo ano, na sequência de uma visita de um auditor da Federação EUROPARC ao território do Alto Minho.

A celebração da renovação deste galardão europeu decorreu esta sexta-feira no Parlamento Europeu, aquando da “ECST & STAR Award Ceremony 2022”, na qual o território do Alto Minho esteve representado, e que, pela primeira vez, para além de celebrar o sucesso dos destinos sustentáveis, premiou empresas que neles operam.

Assim, na qualidade de promotor da CETS do Alto Minho, a CIM Alto Minho recebeu o galardão de destino sustentável referente ao território, enquanto que a Exploreiberia, marca comercial da Elos da Montanha, recebeu o reconhecimento STAR Awards – Building my Community, pelo trabalho que, quer individualmente, quer em parceria, tem vindo a desenvolver no território do Alto Minho em prol do turismo sustentável.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.