VILA VERDE -

VILA VERDE - -

Alunos da EB de Freiriz visitaram Mercado Abastecedor de Braga e participaram no programa “5 ao Dia”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No âmbito da Semana da Floresta Autóctone, os alunos da Escola Básica de Freiriz, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, participaram, esta quinta-feira (21 de Novembro) no Programa “5 ao Dia”, um projecto que este ano se encontra na décima edição.

Presente na iniciativa, em representação do Município, esteve o Vereador do Ambiente, Patrício Araújo, que se mostrou «satisfeito» com a inovação do projecto e com a forma em como este está orientado. «Todas estas actividades mostram aos mais pequenos (e não só) a importância que o consumo das frutas e legumes representa para a saúde», referiu.

O autarca sublinhou ainda que «a saúde dos alunos é uma preocupação constante do Município de Vila Verde. Já há alguns anos que distribuímos duas vezes por semana peças de fruta nas escolas do Concelho, factor que consideramos determinante para um crescimento saudável».

Este programa é da responsabilidade da Associação “5 ao Dia”, sendo coordenado na Região Norte pelo Mercado Abastecedor de Braga e pela Câmara Municipal de Braga, em articulação com a Direcção de Serviços da Região do Norte, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

PROGRAMA “5 AO DIA”

O programa “5 ao Dia” tem como objectivo «(re)lembrar os mais novos da importância do consumo de pelo menos 5 porções de fruta e hortícolas por dia».

Para que as crianças percebam o conceito da iniciativa e que esta se torne mais «interessante e interactiva», o programa contempla quatro actividades que decorrem ao longo de cada uma das sessões. Os alunos passaram, assim, por quatro etapas: “Sementeira de leguminosas”, “Elaboração de salada de frutas”, Visualização de uma história Nutri Ventures – O Reino Laranja” e “Visita ao Mercado Abastecedor”, orientadas por uma psicóloga, uma nutricionista e uma bióloga.

Durante as actividades os “pequenos participantes” foram aprendendo algumas características botânicas e formas de cultivo de diversas plantas e sementes, a composição nutritiva de hortofrutículas e o benefício do seu consumo diário. As monitoras explicaram ainda todas as vantagens que os legumes e as frutas trazem para a saúde, tais como as melhorias na visão, o aumento da memória, a prevenção de doenças e infecções, entre tantas outras.

Enquanto punha as mãos à obra, a “pequenada” aprendeu a introduzir os alimentos saudáveis nas suas refeições diárias de uma forma «divertida» e fácil de reproduzir em casa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.