REGIÃO

REGIÃO -

Alunos de Esposende participaram na iniciativa “O mar começa aqui!” em defesa dos oceanos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No âmbito do projecto “Eco-Escolas“ e dando corpo à campanha da Associação Bandeira Azul, a Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Marinhas, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, levou a cabo a iniciativa “O mar começa aqui!”.

Esta actividade, iniciada a 8 de Junho, “Dia Mundial do Mar”, consistiu na pintura de sarjetas/sumidouros da escola e área envolvente, com o objectivo de «sensibilizar a comunidade em geral e escolar para o facto de os resíduos abandonados na via pública poderem ter como destino o mar através das sarjetas. Estas estruturas, criadas para canalizar as águas da chuva e impedir o alagamento dos arruamentos nas zonas urbanas, estão ligadas a uma rede pluvial que drena diretamente para as ribeiras e daí para o mar. Quando os resíduos de reduzidas dimensões como beatas, papeis ou tampinhas são depositados na via pública, ou até mesmo quando águas contaminadas de lavagens são indevidamente descarregadas nos sumidouros, estão a contribuir para aumentar a poluição dos oceanos e a colocar em causa a manutenção da biodiversidade marinha».

Os desenhos dos alunos, agora eternizados, resultaram de um concurso interno promovido pela escola e pretendem dar «visibilidade à preocupação dos mais jovens relativamente ao impacto do comportamento humano nos oceanos, contribuindo para uma maior consciencialização ambiental de toda a comunidade».

PUBLICIDADE

A campanha “O mar começa aqui”, promovida pela Associação Bandeira Azul com a colaboração dos municípios parceiros e participação das eco-escolas nacionais, visa «educar para a importância da qualidade da água salgada e para a preservação dos ecossistemas aquáticos e da biodiversidade marinha».

Esta iniciativa insere-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente ao nível do ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 14 – Proteger a vida marinha e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.