EDUCAÇÃO - Alunos de Prado visitaram Mercado Abastecedor de Braga no âmbito da Semana da Floresta Autóctone

EDUCAÇÃO -
Alunos de Prado visitaram Mercado Abastecedor de Braga no âmbito da Semana da Floresta Autóctone

No âmbito da Semana da Floresta Autóctone, os alunos do 4º ano do Centro Escolar de Prado participaram, esta quarta-feira, no Programa “5 ao Dia”, um projecto que este ano já conta nove edições. Os alunos realizaram uma visita ao Mercado Abastecedor de Braga, onde participaram numa série de actividades do programa, com o objectivo de «lembrar os mais novos da importância do consumo de pelo menos 5 porções de fruta e hortícolas por dia».

De forma a tornar a iniciativa mais interessante e interactiva, o programa contempla quatro actividades ao longo de cada uma das sessões: “Sementeira de leguminosas”, “Elaboração de salada de frutas”, “Visualização de uma história Nutri Ventures – O Reino Laranja” e “Visita ao Mercado Abastecedor”, orientadas por uma psicóloga, uma nutricionista e uma bióloga.

Durante as actividades, os pequenos participantes foram aprendendo algumas características botânicas e formas de cultivo de diversas plantas e sementes, a composição nutritiva de hortofrutículas e o benefício do seu consumo diário.

PUBLICIDADE

Além disso e enquanto punham as mãos à obra, as crianças aprenderam a introduzir os alimentos saudáveis nas suas refeições diárias de forma «divertida e fácil de reproduzir em casa».

A Vereadora da Educação do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, que marcou presença na iniciativa mostrou-se «satisfeita» com a inovação do projecto e a forma como este está orientado.

«Todas estas actividades mostram aos mais pequenos (e não só) a importância que o consumo das frutas e legumes representa para a saúde», apontou a Vereadora.

Por seu lado, o Administrador do Mercado Abastecedor de Braga, Rui Martins, afirmou que «os alunos ficam, de facto, convencidos que é importante introduzir hábitos alimentares nas suas rotinas. Durante este ano lectivo estimamos que passem por aqui cerca de 2500 crianças. Gostaríamos de abranger todos os concelhos mais próximos e procuramos que esta mensagem seja muito sedimentada nas crianças, por isso é que é realizada com várias actividades», sublinhou.

Esta iniciativa do Mercado Abastecedor de Braga foi vencedora do 2º prémio da Promoção das Boas Práticas Alimentares.

Este programa é da responsabilidade da Associação “5 AO DIA”, sendo coordenado na Região Norte pelo Mercado Abastecedor de Braga e pela Câmara Municipal de Braga, em articulação com a Direcção de Serviços da Região do Norte, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.