Alunos de Vila Verde lançam sementes para floresta mais autóctone e resiliente

Alunos do ensino básico participaram, esta quarta-feira, numa sementeira de espécies arbóreas no horto municipal de Vila Verde, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações e a comunidade local para a importância de árvores e plantas naturais do território, devido ao “impacto para a sustentabilidade ambiental e resiliência ao fogo e alterações climáticas”.

Integrada na comemoração da Semana da Floresta Autóctone que o município de Vila Verde está a promover no concelho, a ação contou com a participação de dezenas de alunos da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, que puderam conhecer alguns procedimentos para melhorar as condições de desenvolvimento das plantas.

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, acompanhada pelo vereador do Ambiente, Patrício Araújo, convidou os jovens a colocar sementes de árvores num terreno preparado por técnicos do município. Castanheiros, sobreiros, carvalhos e azevinho foram as espécies selecionadas para esta sementeira.

“As novas gerações têm uma responsabilidade acrescida na preservação e defesa do ambiente e do futuro do Planeta, aproveitando a formação e os conhecimentos que puderam usufruir. É uma missão importante que todos precisamos que cumpram com determinação e empenho, junto dos colegas e sobretudo das suas famílias”, pediu Júlia Fernandes.

A autarca sublinhou que, “perante os efeitos das alterações climáticas que cada vez mais sentimos na vida de cada um”, torna-se imperioso que as crianças e jovens deem sequência ao “excelente trabalho” que vem sendo desenvolvido nas escolas do concelho ao nível da sustentabilidade e da valorização do meio ambiente.

Numa ação que contou ainda com a participação de técnicas da divisão da educação, Patrício Araújo explicou o processo de desenvolvimento das sementes e das plantas, reforçando “o valor ambiental e também social e económico” da floresta autóctone para o território e para a qualidade de vida das populações.

PROGRAMA ATÉ SÁBADO

O programa de comemoração da Semana da Floresta Autóctone está a decorrer, em Vila Verde, até sábado. Na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela está patente ao público a exposição itinerante do Festival Internacional de Imagem de Natureza 2024, com o objetivo de dar a conhecer as plantas autóctones mais abundantes do concelho e de forma a promover a biodiversidade.

O serviço municipal de Proteção Civil, juntamente com equipas de sapadores, teve já a oportunidade de fazer uma demonstração de meios de proteção da floresta, na Ribeira de Neiva.

A problemática do desperdício alimentar e do seu impacto sobre os recursos naturais foi também uma temática abordada numa ação de sensibilização na Casa do Conhecimento de Vila Verde e volta a estar no centro das atenções esta quinta-feira, numa visita ao Mercado Abastecedor de Braga (MARB) com alunos da EB de Oleiros.

Na sexta-feira, o programa envolve alunos do ensino secundário e da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), com ações na Biblioteca Municipal. O programa encarra no sábado, com a caminhada ambiental do Moinho Velho, promovida pelo projeto municipal SANUS. O ponto de partida está marcado para as 09h00, na Avenida Sá de Miranda, em Dossãos.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais