VILA VERDE

VILA VERDE -

Alunos do AE de Moure e Ribeira do Neiva participaram em sessão de esclarecimento sobre as “Fake News – que Estratégias para Combater a Desinformação”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, no âmbito do projecto Parlamento dos Jovens, convidou o “Europe Direct Minho” para dinamizar a sessão de esclarecimento subordinada ao tema: “Fake News – Estratégias para Combater a Desinformação?”. Nesse âmbito foram realizadas duas palestras: uma no dia 10 de Janeiro, na EB de Ribeira do Neiva, e outra no dia 12, na escola sede do agrupamento. Ambas contaram com a presença de José Ricardo Sousa, do “Europe Direct Minho”, e de dois jornalistas, Pedro Antunes Pereira, do jornal “Terras do Homem e Ricardo Reis Costa, jornalista dos jornais “O Vilaverdense” e “O Amarense”, como palestrantes.

Participaram nesta actividade alunos de várias turmas envolvidos no projecto do Parlamento dos Jovens, do 2º e 3º ciclos de escolaridade.

«Foi uma oportunidade para trabalhar o conceito de desinformação e fake news e alertar os alunos que, como consumidores de notícias e de utilizadores das redes sociais, devem ter sempre o cuidado de ler e interpretar as notícias numa perspectiva crítica e devem procurar sites e meios de comunicação credíveis. Mostrou-se a importância de que se reveste a literacia para os media, pois uma população letrada é menos permissiva às fake news uma vez que desenvolve uma melhor capacidade de interpretação da realidade.  A informação não depende apenas de uma notícia ou de um título sensacionalista e deve recorrer a várias fontes de informação», pode ler-se em nota enviada.

PUBLICIDADE

«Foi um momento estimulante e os alunos demonstraram muito interesse e motivação através de uma participação dinâmica ao longo das sessões. Estas contribuíram para desenvolver o gosto pela participação cívica e política e o respeito pela diversidade de opiniões. Foi um verdadeiro momento de exercício da Cidadania», acrescentam.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS