REGIÃO –
Alunos do Politécnico de Viana do Castelo lançam acção “Janelas ConVIDA”

O Curso de Educação Social Gerontológica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo lançou a iniciativa “Janelas ConVIDA”, uma acção de proximidade e suporte aos mais velhos que vivem, neste momento, sozinhos ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos na sequência do estado de emergência decretado.

Esta iniciativa recupera práticas comunitárias passadas, como o recurso às janelas ou varandas para interagir, comunicar e ajudar os vizinhos.

PUBLICIDADE

«No passado, quando não dispúnhamos de telefones, telemóveis, ou outros dispositivos tecnológicos de comunicação, a janela, a varanda ou a porta de casa eram utilizadas para estabelecer e manter o contacto e a interação com os vizinhos», referem os promotores.

«Pergunte-lhes como está a correr o dia; fale-lhes do seu dia; partilhe um pensamento, um sentimento, uma ideia; averigúe se precisam de alguma coisa (uma pequena compra, um pagamento, etc); forneça-lhes informações úteis; ajude a desmontar fake news sobre a situação que todos vivemos», apelam.